CBRu - Sobre Nós



A Confederação Brasileira de Rugby é o órgão máximo do Rugby no Brasil, filiada ao World Rugby (a federação internacional) e ao Comitê Olímpico Brasileiro. Fundada em 2010, a CBRu é a sucessora das antigas Associação Brasileira de Rugby (fundado em 1972) e União de Rugby do Brasil (nascida em 1963).

A CBRu é o órgão responsável pelo Alto Rendimento, Torneios e Eventos, Desenvolvimento e Disseminação do Rugby no Brasil. Com um modelo de gestão profissional e com um pensamento estratégico de longo prazo, a CBRu se destaca como uma das entidades esportivas mais modernas do país, gerindo um dos esportes que mais crescem no Brasil. 

Sob a governança da CBRu estão seis federações estaduais (SP, RJ, MG, PR, SC e RS), mais de 11 mil atletas federados (e mais de 60 mil praticantes) e cerca de 300 agremiações, espalhados por todos os estados brasileiros. O número de seguidores também cresce a cada ano, com mais de 200 mil fãs no Facebook e audiência que superam o sete milhões de telespectadores para jogos das seleções nacionais.

No plano do desenvolvimento, a CBRu ocupa o nono lugar no mundo em número de cursos de capacitação realizados e o Brasil é o segundo país no mundo em cursos e certificados online oferecidos pelo World Rugby. A CBRu promove o desenvolvimento sustentável do rugby, com foco no longo prazo, trabalhando junto dos clubes pelo apoio às categorias de base, formação de profissionais do esporte e disseminação de boas práticas de gestão.

Estes dados, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento desde o ano 2012.

 

Principais objetivos da CBRu:

  • Desenvolvimento das bases do Rugby no Brasil: atletas infanto-juvenis, estrutura de clubes, capacitação de coaches infanto-juvenis.
  • Criar bases sólidas para o desenvolvimento sustentável do rugby em todo o território nacional e em todos os níveis, com ênfase na disseminação do rugby infantil e juvenil e na capacitação de profissionais que garantam o melhor desenvolvimento do esporte no país.
  • Desenvolvimento de uma estrutura de competições sólida e apropriada para a prática recreativa do Rugby, além da prática de Alto Rendimento.
  • Detecção e desenvolvimento de atletas com potencial de Alto Rendimento, visando o desenvolvimento de Seleções competitivas a nível internacional
  • Ampliação da capacidade técnica e tática com a participação no maior número possível de torneios e amistosos internacionais, como forma de auferir seu desempenho e crescimento continuado.
  • Aumento da divulgação do esporte e das competições nacionais e internacionais através de meios convencionais e 2.0. Nos próximos anos, o produto "Rugby" estará inserido em todos os meios de cobertura esportiva, divulgando a modalidade, criando ídolos e chamando a atenção do público em geral.
  • Classificar ao Brasil aos próximos Jogos Pan-americanos, Olímpicos e a Copa do Mundo 2023

É nesse contexto que a Confederação Brasileira de Rugby (a CBRu) está empenhada em promover o esporte em todo território nacional, buscando alcançar o potencial do Rugby em todas suas possibilidades.

 

Missão

Promover o desenvolvimento da cidadania por meio da prática do Rugby e da partilha dos seus valores fundamentais

 

Visão 

Tornar-se uma potência internacional e um dos principais esportes do Brasil até 2030, prezando e transmitindo os valores do Rugby.

 

Continuar comprando
Seu Pedido

Seu carrinho está vazio. Você irá apoiar a CBRu com cada compra!