Onde Jogar Rugby No Brasil

A lenda diz que o Rugby surgiu em 1823 com William Webb Ellis, estudante da Escola de Rugby, na Inglaterra, que teria pego a bola de futebol com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária. Na época, cada escola inglesa jogava a sua própria forma de futebol (football) e a primeira a ter suas regras escritas foi o futebol de Rugby, em 1845.

Desde então, o rugby football, ou simplesmente rugby, se difundiu por todo o mundo. Hoje, o International Rugby Board possui nada menos que 120 países membros e o esporte é praticado por pelo menos 6,6 milhões de pessoas. Em países como Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, Argentina, França, Reino Unido, Irlanda, Itália e Japão, o rugby é seguido avidamente por milhões de torcedores, que lotam os estádios dos torneios de seleções, como o Six Nations e o Rugby Championship, e de clubes, como a Rugby Champions Cup e o Super Rugby.

Em 2016, o rugby voltou aos Jogos Olímpicos com a modalidade de sevens, o rugby de sete jogadores, que já mexe com as paixões dos rugbiers de todo o mundo com os circuitos mundiais masculino e feminino. Abaixo, disponibilizamos um link para a página do Portal do Rugby com a lista de federações estaduais e de clubes pelo Brasil.

Se você ainda não pratica rugby, esta é a hora para começar! Faça parte da comunidade do esporte coletivo que mais cresce no país!

onde jogar rugby no brasil