Tupis vencem na Europa pela primeira vez na história

Seleção Brasileira de Rugby XV derrotou a Bélgica por 23 a 19 neste sábado (18), alcançando feito inédito

Bruxelas (BEL) - A Seleção Brasileira de Rugby XV alcançou neste sábado (18) mais um feito histórico. Pela primeira vez os Tupis derrotaram uma equipe europeia jogando no Velho Continente. Os 23 a 19 renderam duas posições à equipe brasileira no ranking geral da World Rugby, que agora aparece em 28º lugar, superando justamente a Bélgica (até então em 26º) e Quênia.

“Foi um jogo duro, a Bélgica tem um time bom com vários atletas profissionais na França. Nosso ponto estratégico foi a defesa e soubemos aproveitar nossas oportunidades em cima das falhas deles, o que fez toda a diferença”, afirma Moisés Duque, um dos mais experiente da equipe.

A partida, realizada em Bruxelas, teve os donos da casa dominando o primeiro tempo, um tanto quanto truncado. Foi somente aos 18 minutos de jogo que os belgas conseguiram transformar sua pressão em try, com Torfs, convertido. O Brasil então melhorou e foi ao ataque, diminuindo sua desvantagem em penal convertido por Josh, determinando o placar de 7 a 3 para a Bélgica no intervalo.

O segundo tempo começou com os Tupis tentando o ataque, mas com os belgas anotando mais um try, este com Dowsett, também convertido, abrindo 14 a 3 aos 5 minutos da etapa complementar. Entretanto, os Tupis responderam prontamente e chegou ao seu primeiro try com Gelado, não convertido, após grande arrancada de Lucas Muller. Os donos da casa sentiram o golpe e os brasileiros aproveitaram, chegando ao segundo try com Felipe Sancery, também não convertido, após chute de Moisés para o campo de ataque, diminuindo a desvantagem para apenas 1 ponto, com 14 a 13 para os europeus.

A pressão brasileira continuou, com os Tupis virando o placar para 16 a 14 após penal cobrado por Josh. Os belgas foram para cima, mas em uma grande troca de passes os brasileiros maracaram mais um try, com De Wet, convertido, abrindo 23 a 14 e praticamente liquidando a fatura. Dowsett ainda marcou mais um try para a Bélgica, mas não foi o suficiente para tirar a vitória dos Tupis.

Os 23 a 19 foram um marco para a Seleção Brasileira de Rugby XV, que conquistou sua primeira vitória na Europa na história. Os Tupis agora se preparam para o último jogo da gira europeia, contra a Espanha, no próximo sábado (25).

 

Test-match de rugby XV

Bélgica 19 x 23 Brasil

Sábado, 18 de novembro de 2017

Bruzelas, Bélgica

Brasil: 1-Lucas Abud, 2-Yan Rosetti, 3-Pedro Bengaló, 4-Lucas Piero "Bruxinho", 5-Cléber Dias "Gelado", 6-Arthur Bergo, 7-André Arruda "Abud", 8-Alexandre "Texugo" Alves, 9-Matheus Cruz, 10-Joshua Reeves, 11-De Wet, 12-Moisés Duque, 13-Felipe Sancery, 14-Lucas Muller, 15-Daniel Sancery, 16-Endy Willian, 17-Michel Olimpo, 18-Caique Segura, 19-Mauri Canterle, 20-Matheus "Matias" Daniel, 21-William Broderick, 22-Leonardo Cecarelli, 23-Lucas Tranquez "Zé".

 

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby

"A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte, conta com o patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais, AccorHotels, Topper, Heineken, Correios, CCR, Total, Rumo e Dove Man Care. Conta ainda com Alupar, Robert Walters e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Gilbert, Krom, Cremer, Travel Ace, Fortify, Deloitte, JExperts e Workout.

O rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, com quase 7 milhões de jogadores registrados e presente em mais de 170 países. No Brasil, são mais de 3,2 milhões fãs de acordo com o Ibope Repucom, mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.”

Postar comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados