Seleção Feminina faz história no Sydney Sevens

Meninas superam Inglaterra pela primeira vez e conquistam o Challenge Trophy, equivalente ao 9º lugar.

Sydney (AUS) – Completando uma semana de grandes resultados para o rugby brasileiro, a Seleção Feminina de Sevens fez história nessa sexta, 3, e sábado, 4, no Sydney Sevens, ao bater a Inglaterra pela primeira vez na história. O resultado rendeu às Tupis o Challenge Trophy, equivalente ao 9º lugar do torneio, a 2ª etapa da Série Mundial de Sevens Feminino.
O torneio
Jogando do outro lado do mundo e diante de equipes do primeiro escalão do rugby mundial, a Seleção Brasileira teve dificuldades no primeiro dia de competições do Sydney Sevens. A estreia foi contra as donas da casa, a Austrália, que superou as Tupis por 24 a 7. Contra Fiji, outra força da modalidade, o resultado foi 31 a 10 para as adversárias. No último confronto de sexta, placar de 33 a 5 para a Irlanda. Os resultados colocaram o Brasil na disputa de 9º ao 12º lugar.
O segundo dia de competições foi muito melhor para as Tupis, que enfrentaram a Espanha nas semifinais do Challenge Trophy. Com tries de Claudinha e Edna Santini, não convertidos, o Brasil abriu 10 a 0 no marcador. Patrícia ainda diminuiu para a espanholas, mas não conseguiu evitar o triunfo brasileiro por 10 a 7.
Na grande final do Challenge Trophy, o Brasil encarou a Inglaterra. A vitória inédita e histórica sobre as rivais veio depois de muita luta das Tupis. As inglesas marcaram o primeiro try, mas logo Edna Santini empatou o confronto. As inglesas voltaram a pontuar, mas o Brasil novamente foi rápido na resposta, com try de Luiza Campos. O resultado de 12 a 12 levou a partida para a prorrogação. A velocidade da brasileira foi decisiva, com Claudinha arrancando para marcar o try de desempate. O resultado de 17 a 12 rendeu ao Brasil o troféu e o 9º lugar na classificação da etapa.
O título da segunda etapa da Série Mundial ficou com as canadenses, que surpreenderam as australianas na semifinal e bateram os Estados Unidos na disputa pelo ouro.
Com os resultados do Sydney Sevens, o Canadá chegou ao 3º lugar geral, com 30 pontos, atrás de Nova Zelândia (36 pontos) e Austrália (32). Entre as 11 equipes fixas, o Brasil agora encontra-se em 10º lugar, com 5 pontos ganhos, a mesma pontuação da Espanha.
A próxima etapa da Série Mundial de Sevens será disputada em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 3 a 5 de março. Vale lembrar que esta é a primeira vez que o Brasil disputa a competição como equipe fixa.
 
Resultados do Brasil no Sydney Sevens - 2ª etapa da Série Mundial de Sevens Feminino
Austrália 24 x 7 Brasil
Fiji 31 x 10 Brasil
Brasil 5 x 33 Irlanda
Espanha 7 x 10 Brasil (semifinal do Challenge Trophy)
Inglaterra 12 x 17 Brasil (final do Challenge Trophy - disputa do 9º lugar)
 
Imagem: World Rugby/Divulgação
 
Brasil: Luiza Campos (Charrua), Raquel Kochhann (Charrua), Beatriz “Baby” Futuro (Niterói), Amanda Araújo (Niterói), Claudia Jaqueline Teles (Niterói), Isadora Cerullo (Niterói), Bianca Santos (São José), Mariana Nicolau (São José), Haline Scatrut (Curitiba), Edna Santini (São José), Maíra Bravo (SPAC) e Paula Ishibashi (SPAC). Treinador: Reuben Samuel;Auxiliar técnico / Manager: Gabriel Cenamo; Preparador Físico: Aristide Guerriero; Fisioterapeuta: Lourivaldo Alves Jr.

Postar comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados