Fale com o CEO - Edição nº3

Agustin Danza, CEO da Confederação Brasileira de Rugby, responde às dúvidas dos fãs de rugby em sua coluna mensal. Confira abaixo a 3ª edição

Prezados fãs do Rugby Brasileiro,

Nesta edição mensal da coluna “Fale com o CEO”, gostaria de explicar o processo de planejamento estratégico abarcando o ciclo 2017 até 2023 em que a CBRu se encontra.

Como é de conhecimento público, o Conselho de Administração da CBRu (CA) está discutindo o processo de planejamento estratégico para os próximos 7 anos. O novo ciclo inclui os Jogos Sul-americanos, Pan-americanos, Mundiais e Olímpicos de XV e 7s, masculino e feminino, inclusive em categorias de base.

O processo de definição da estratégia para o ciclo contempla vários passos que já foram iniciados e que serão finalizados durante a última reunião estratégica do CA, marcada para o dia 5/12 próximo:

  • Diagnóstico: Nesta fase procuraremos revisar os resultados do ciclo estratégico 2010-2016 para entender onde estamos situados. Revisamos a performance de todas as equipes de Alto Rendimento vs seus objetivos, da área de Torneios e Eventos, do Desenvolvimento, de Arbitragem e da área de Gestão.
  • Revisão de Missão e Visão: A Missão e Visão são o “norte” que deverá guiar todo processo estratégico da CBRu. Por isso, iniciaremos os trabalhos revisando-as e questionando-nos se tais premissas ainda são válidas.
  • Definição de Ambição para o Ciclo Estratégico 2017-2023: Será uma ambição audaciosa e motivadora, mais atingível e real.
  • Definição das áreas de Foco da CBRu: Para podermos atingir nossa Ambição para o novo ciclo, deveremos focar em algumas áreas chaves de atuação, dando-lhes prioridade.
  • Definição das Iniciativas Estratégicas: Permitirão atingir os objetivos em cada área de foco determinada previamente
    1. Objetivos:
    2. Prazos
    3. Responsáveis
    4. Impacto financeiro
  • Definição dos princípios de implementação: Para podermos garantir uma correta execução do Plano de Ação do novo ciclo, são necessários princípios de implementação que permitam mensurar o grau de avanço e sucesso:
    1. Priorização de iniciativas
    2. Plano de implementação geral
    3. Orçamentação total
    4. Política de recursos humanos
    5. Política de gestão de riscos

As premissas são deliberadas pelo CA e o processo está sendo conduzido pelo CEO da CBRu.  Tais discussões do CA contam com a presença e participação tanto dos integrantes do atual CA quanto dos novos membros recentemente eleitos, cujo mandato iniciar-se-á em 01/01/2017.  

Durante o mês de Dezembro será convocada uma reunião aberta de clubes para discutir a estratégia adotada, discutir suas implicações e o papel de cada um no futuro. Vale a pena esclarecer que todas as iniciativas que serão discutidas na reunião foram previamente compartilhadas e debatidas com clubes e federações, incorporando seu feedback no desenho das mesmas.

Finalmente, colocaremos o material completo da Estratégia 2017-2023 no nosso Portal de Governança durante o mês de Dezembro.

Atenciosamente,

Agustin Danza

CEO

Confederação Brasileira de Rugby

Postar comentário

Observe que os comentários precisam ser aprovados antes de serem publicados