Sudamérica Rugby trabalha com projetos para retorno do rugby internacional

A Sudamérica Rugby divulgou nesta quarta-feira (22) que tem trabalhado junto aos países membros de sua região para o retorno dos torneios internacionais, mas somente quando a pandemia do Covid-19 permitir. A ideia é realizar o planejamento de atividades respeitando as condições sanitárias e de viagens permitidas para o momento e construir planos em torno disso.

Com uma série de reuniões positivas com representantes das uniões nacionais, foram discutidas diferentes opções de torneios, sedes e categorias, mas ainda há uma espera por data a ser determinada para jogos.

“As competições são essenciais no desenvolvimento do rugby em nossos países. Elas geram interesse em todos os níveis e novos torcedores, por isso estamos trabalhando desde o início da pandemia em maneiras seguras de retomar nossos torneios”, disse Sebastián Piñeyrúa, presidente da Sudamérica Rugby.

No cenário atual, o Uruguai é o país em que as condições sanitárias permitem uma rápida recuperação de atividades e, inclusive, já tem uma data para reinício de torneios nacionais.

Santiago Ramallo, gerente World Rugby para a América do Sul, comentou que a pandemia afetou todos os países de maneiras diferentes e o retorno das atividades é uma prioridade, mas com a segurança de todos os envolvidos.

A Sudamérica Rugby pretende realizar reuniões nos próximos dias para buscar alternativas de como realizar o retorno das atividades. Porém, o que já foi discutido é que as futuras competições regionais terão que obedecer os seguintes critérios:

  • Aprovação de abertura de fronteiras por parte dos Governos e / ou permitir que seleções deixem seu país de origem;
  • Jogadores estarem fisicamente preparados para participar de partidas;
  • Equipes e instalações médicas estarem apropriadas e adequadas para a retomada das partidas;
  • Confederações atestarem e garantirem que toda a delegação que participa do evento esteja livre de contágio da Covid-19;
  • O formato do evento dependerá das equipes que poderão participar nas condições já estabelecidas.

Foto: World Rugby

Fonte: Sudamérica Rugby