Americas Rugby Championship 2020 é cancelado em razão da pandemia de Covid-19

Seguindo a tendência dos torneios a serem realizados em 2020, foi divulgado nesta segunda-feira (6) o cancelamento das competições continentais programadas para a segunda metade do ano. Entre as disputas estariam o Americas Rugby Championship, que é atualmente um dos principais eventos continentais e que conta com a participação dos Tupis, e o Americas Rugby Challenge. As duas competições não serão realizadas em 2020 em razão do Covid-19.

“Todas as nossas atividades são orientadas a partir de um calendário de competições. Já imaginávamos que o Americas Rugby Championship deste ano pudesse ser cancelado, pensando na segurança de todos os envolvidos, principalmente os jogadores”, disse Fernando Portugal, Head Coach da Seleção Brasileira de Rugby.

Além da Seleção Brasileira, o ARC também contaria com a participação de Argentina XV, Uruguai, Chile, Estados Unidos e Canadá. O torneio começou a ser disputado em 2016 e é considerado importante no desenvolvimento do rugby nas Américas. A Copa do Mundo de 2019, realizada no Japão, contou com quatro de seis participantes do torneio, o que demonstra a força da competição na região.

Na América do Sul, o rugby segue parado desde março de 2020, quando apenas três partidas da Superliga Americana de Rugby haviam sido realizadas. Após o avanço da pandemia, o torneio de franquias foi cancelado e o Corinthians Rugby, representante brasileiro na competição, sequer conseguiu estrear com as restrições de práticas esportivas nos países sul-americanos.

Desde então, os países têm encontrado soluções para manter treinamentos e o rugby ativo em suas localidades. A CBRu, por meio do núcleo do jogo (Alto Rendimento e Desenvolvimento) já divulgou protocolo de volta aos treinos pós Covid-19, mas não há previsão de retorno aos trabalhos presenciais até o momento.

“Seguimos com o foco de encontrar alternativas para mantermos nossos atletas ativos e esperamos que, regionalmente, consigamos nos organizar para a retomada de competições internacionais junto à Sudamerica Rugby, ainda em 2020, se for possível. Sempre vamos priorizar a segurança de todos em primeiro lugar”, completou Portugal.

Foto: fotojump