CBRu lança projeto de Escola de Treinadores de Rugby

A Confederação Brasileira de Rugby lança no mês de março o primeiro projeto de Escola de Treinadores de Rugby do país. O intuito é a capacitação dos profissionais da área com cursos World Rugby e conteúdos complementares desenvolvidos pelo setor de  Alto Rendimento da CBRu. As aulas acontecem semanalmente, em oito encontros, em três regiões do estado de São Paulo, totalizando 52 vagas.

O curso será diferente da estrutura tradicional até hoje oferecida, que acontece em formato de imersão em um ou dois dias. Diferente do modelo anterior, a qualificação oferecida pela Escola de Treinadores Brasil Rugby terá como marca a união dos departamentos de Alto Rengimento e Desenvolvimento do Brasil, por meio da divisão de Treinamento e Educação com certificação de 40 horas Brasil Rugby e World Rugby.

“Os modelos de cursos ministrados até hoje foram todos em imersão. Eles proporcionam boas experiências, mas entendemos que a escola aprofundará mais a teoria e a prática em comparação com os cursos anteriores”, explicou Mauricio Migliano, o Mille, coordenador de Treinamento e Educação da CBRu.

“São Paulo iniciará este projeto, pois é o estado com maior quantidade de clubes/treinadores e também a residência da maioria do staff envolvido no projeto. Será a base para criar o piloto das escolas, que lançaremos em outros estados no futuro. O projeto será iniciado com três escolas, sendo uma na capital, uma no Vale do Paraíba e outra na Região de Campinas. Ao todo são oito encontros”, completou.

As aulas na capital paulista acontecerão às quartas, de 18 de março a 20 de maio, entre 19h e 22h30, no Liceu Pasteur. No Vale do Paraíba, o curso será desenvolvido às segundas, de 16 de março a 18 de maio, entre 18h e 21h30, no CT CBRu São José dos Campos. Na Região de Campinas, os cursos acontecem às sextas, porém com local e horário a confirmar.

Os cursos são de 40 horas de formação e 20 horas de estádio de avaliação. As 40 horas estão divididas em 20 horas presenciais e 12 horas complementares de tarefas e atividades online.

Para participar, os interessados deverão preencher alguns pré-requisitos: Ser treinador de alguma equipe e ser indicado pela diretoria do clube com carta de indicação. Durante o curso, também é necessário que os inscritos cumpram 100% da carga horária e de tarefas solicitadas ao longo do curso. Para se inscrever é preciso entrar em contato com o responsável de cada região, aguardar o retorno para efetivar a matrícula, pagar uma taxa de R$ 100,00 e enviar comprovantes de pagamento para o e-mail de contato do responsável após a pré-inscrição.

Confira o conteúdo programático do curso:

Gerenciamento de Riscos
Organização Institucional
Liderança de Equipe – Staff & Jogadores
Papel e perfil de Treinador de Rugby
Didática
Metodologia
Avaliação, Planejamento e Desenvolvimento de Equipes e Jogadores:
Análise de vídeo
Análise de princípios do jogo
Análise de jogadores
Desconstruindo o Jogo de Rugby:
Habilidades posicionais
Habilidades funcionais
Scrum
Line
Inícios e reinícios
Leis do jogo

Serviço:

São Paulo (Capital) – Quartas-feiras – De 18 março a 20 maio de 2020, 19h a 22:30h
Liceu Pasteur
Rua Mairinque, 256, Vila Mariana, São Paulo – SP, 04037-020, Brasil
Inscrições com Leandro Gevaerd: leandro.gevaerd@gmail.com

Vale do Paraíba – Segundas-feiras – De 16 março a 18 maio de 2020, 18h a 21:30h
CT CBRu São José dos Campos
Rua Ambrósio Molina, 1090 – Eugênio de Melo, São José dos Campos – SP, 12247-000
Inscrições com Gabriel Cenamo: gabriel.cenamo@brasilrugby.com.br

Interior (019) – Sextas-feiras – a definir