Rafaela Zanellato é eleita a melhor atleta do Rugby no Prêmio Brasil Olímpico

Fechando com chave de ouro o ano de 2019, Rafaela Zanellato conquistou pela primeira vez na carreira o Prêmio Brasil Olímpico como melhor atleta do Rugby do país. A premiação, que é promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e conta com votos de jornalistas e técnicos de diversas modalidades, aconteceu na noite da última terça-feira (11), no Rio de Janeiro. Rafa, que está na África do Sul com a Seleção, não pôde comparecer à cerimônia.

“Queria começar agradecendo a todos que me ajudaram e estiveram do meu lado nessa jornada, mas principalmente a minha mãe que me incentiva a sempre continuar lutando pra mais”, comentou Zanellato. “Eu agradeço todos meus treinadores que me ajudaram a evoluir como atleta e pessoa, que acreditaram em mim, me ensinaram e me deram as ferramentas para crescer no esporte”, disse.

Mesmo tendo apenas 20 anos, Rafaela Zanellato é um dos destaques do rugby brasileira há alguns anos, com participações no Super Sevens de Rugby desde 2015. Em 2019, Rafaela foi peça importante do Brasil nas conquistas dos títulos Sul-Americanos, do qualificatório do Womens Sevens World Series de Hong Kong, que deu ao país a vaga na elite da série mundial na atual temporada, e no título do Pré-Olímpico, que garantiu vaga das Yaras em Tóquio 2020.

“Esse prêmio me mostrou que independe de idade, tamanho, classe social, qualquer pessoa é capaz de conquistar seus sonhos, através de dedicação, esforço, persistência e consistência”, finalizou a atleta.

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby e a modalidade

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte, patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais Heineken, AccorHotels, TIM, Estácio e Flash. Conta ainda com O Boticário, Deloitte, Alupar, Body Nutry, Robert Walters e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gilbert, Travel Ace, Fortify, Sigvaris, Pinheiro Neto Advogados e CVC Capital Partners.

O rugby é um dos esportes coletivos mais praticados no mundo, com 9,6 milhões de jogadores globalmente (número da World Rugby) e presente em mais de 120 países. No Brasil, são mais de 36,8 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, das quais cerca de 5 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2019. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no País, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Imagem: Susi Seitz