Com Corinthians representando o Brasil, Superliga Americana de Rugby apresenta suas 6 equipes

A Sudamérica Rugby apresentou na noite desta sexta-feira (29), no Estádio Charrúa, em Montevidéu (Uruguai), a Superliga Americana de Rugby (SLAR). Com Corinthians representando o Brasil, o torneio terá participação de seis equipes sul-americanas. O torneio ocorrerá no primeiro semestre de 2020, a exemplo das outras ligas profissionais do esporte.

Além do Corinthians, participam da primeira temporada da SLAR o Ceibos (Argentina), Selknam (Chile), Olimpia Lions (Paraguai), Peñarol (Uruguai), e Cafeteros Pro (Colômbia).

Cada franquia contou com a presença de um jogador no evento: Arthur Bergo (Corinthians), Tomás Cubilla (Ceibos), Manuel Montero (Lions), Ignacio Silva (Selknam), Santiago Arata (Peñarol) e Carlos Angulo (Cafeteros Pro). Também estiveram presentes representantes e treinadores das equipes.

“Estamos no início de uma nova era no rugby na região”, comenta Sebastián Piñeyrúa, presidente da Sudamérica Rugby. “A Superliga Americana de Rugby visa cativar os fãs, abrindo novos mercados, e se posicionar entre os principais eventos esportivos da região”, completa.

De acordo com Fernando Portugal, técnico interino da Seleção Brasileira, “há 5 anos, o sistema de Alto Rendimento do rugby brasileiro forma excelentes jogadores com nível e ambição de demonstrar seus talentos e competitividade. A SLAR chega num momento muito importante e possibilitará que a região não somente mantenha seus principais talentos esportivos e técnicos, mas também os mantenham competindo em alto nível.”

Para Arthur Bergo, também atleta da Seleção Brasileira, “o lançamento da SLAR é o sonho de todo atleta da região que queira se dedicar ao Rugby. Estou muito feliz com a presença do Brasil e do Corinthians na competição”.

As redes sociais oficiais da SLAR foram lançadas durante o evento. Todas as informações e atividades poderão ser encontradas no Instagram, Facebook, Twitter e YouTube como @slarugby. Mais novidades sobre a Superliga também nas redes oficiais da CBRu: @brasilrugby.

Sobre a Superliga Americana de Rugby

Exceto a equipe colombiana, as cinco demais franquias vão jogar oito partidas na fase regular, sendo quatro como mandantes e quatro como visitantes. Ao todo, serão 24 partidas em 12 datas. Finalizada a fase regular, os quatro melhores colocados jogarão as semifinais, sendo mandantes as equipes com melhor classificação, até chegarmos ao grande campeão, em maio. A franquia que ficar em quinto lugar na tabela geral jogará contra a sexta equipe, Cafeteros Pro, da Colômbia, que fará sua estreia nesse jogo mas será incorporada permanentemente ao torneio em 2021.

Imagem: CBRu/Divulgação