Taça Tupi define semifinalistas na última rodada da fase classificatória

A Taça Tupi terá neste sábado (16), sua última rodada na fase classificatória, que definirá os confrontos das semifinais do torneio. Cinco partidas serão realizadas, com destaque para BH Rugby e Guanabara, que têm disputa direta pela liderança do grupo B. Os primeiros colocados de cada grupo e o melhor segundo entre todos os grupos formarão os semifinalistas do torneio.

Os jogos decisivos
Na briga pelas semifinais da Taça Tupi, BH e Guanabara voltam a se enfrentar uma semana após as equipes terem realizado sua partida adiada da 3ª rodada. Na ocasião o time do Rio de Janeiro garantiu a vitória em casa por 36 a 17, mas agora os mineiros buscam devolver na mesma moeda o resultado em seus domínios. A partida vale a liderança do grupo e a garantia de uma vaga na semifinal, uma vez que as equipes têm 19 e 17 pontos, respectivamente.

Para as equipes do Sul, no grupo C, os duelos também são decisivos. Os gaúchos San Diego e Charrua recebem os catarinenses Chapecó e Joaca, respectivamente. O Charrua lidera o grupo, com 19 pontos, contra 14 do San Diego, e tem a vantagem na briga pela vaga na semifinal.

O segundo melhor colocado entre todos os grupos também garantirá uma vaga na semifinal. Templários, com 14 pontos no grupo A, Guanabara, com 17 pontos no B e com a possibilidade de superar o BH, com 19, e San Diego, com 14 pontos no grupo C, são as equipes credenciadas na disputa.

Equipes promovidas a elite em 2018
A 6ª rodada também definirá a última equipe garantida na elite no próximo ano. A disputa está entre San Diego e Chapecó, no grupo C. Pelo sistema de regionalização dos torneios nacionais de rugby em 2018, os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina terão um limite de 4 equipes juntos na primeira divisão. Assim, com Farrapos, Desterro e Charrua já garantidos, a última vaga da região será disputada no duelo de sábado entre San Diego e Chapecó.

O San Diego precisa apenas de uma derrota bonificada para ser promovido, lutando ainda para conseguir também um lugar nas semifinais da Taça Tupi. Já para o Chapecó interessa somente vencer com bônus e evitar o bônus dos porto-alegrenses. Dessa forma, o Joaca já não tem mais chances matemáticas de subir, mesmo que vença o Charrua.
Também de acordo com a regionalização de 2018 proposta, o Grupo B teria dois promovidos, BH Rugby e Guanabara, com Niterói e Rio Rugby já de fora. Consequentemente, o Grupo A teve todos os seus times promovidos: Band Saracens, Templários, Pé Vermelho e Rio Branco.

“A primeira divisão de 2018 começa a ganhar forma na medida em que se começam a definir os melhores classificados de cada região na Taça Tupi deste ano. Conforme anunciado previamente (e explicado aqui) os 16 times da primeira divisão de 2018 serão os oito do Super 8 2017 e os oito melhores da Taça Tupi deste ano dentro das regiões”, afirma Bernardo Costa Duarte, diretor de torneios da CBRu.

Desta forma temos:
Região A – Vale, MGc e RJ – Jacareí e São José do Super 8 + os dois melhores do grupo B da Taça Tupi 2017 (BH e Guanabara);
Região B – MGn, SPint e SPcidade – Pasteur do Super 8 + os melhores desta região na Taça Tupi 2017 (Band Saracens , Templário e Rio Branco);
Região C – SPcid, PRn e PRc – Curitiba, SPAC e Poli do Super 8 + o melhor da região na Taça Tupi 2017 (Pé Vermelho);
Região D – PRs, SC e RS – Farrapos e Desterro + os melhores do grupo C da Taça Tupi 2017 (Charrua e San Diego ou Chapecó);

“Assim, devido à configuração dos grupos e a divisão das regiões acordada com os clubes que participaram nas reuniões de construção dos campeonatos para 2018, alguns times que tiveram pior classificação no geral da Taça Tupi de 2017, mas que subirão à primeira divisão em 2018 devido à regionalização”, complementa Costa Duarte.

“Vale lembrar que devido ao Ranking de clubes também anunciado anteriormente, a disputa nos campeonatos continua até ao final”, finaliza.

Taça Tupi – 6ª rodada
Data: Sábado, 16 de setembro de 2017
Rio Branco x Pé Vermelho
Local: Colégio Rio Branco
Endereço: Rod. Raposo Tavares, 7200 (km 24)
Horário: 15h
Árbitro: Caua Maria

Niterói x Rio Rugby
Local: Campo Olímpico de Rugby (UFRJ)
Av. Horácio Macedo, 4878-5084 – Cidade Universitária/RJ
Horário: 18h
Árbitro: Marc Montpellier

BH Rugby x Guanabara
Local: Campo da UniBH
Endereço: Rua Libero Leone, 259 – Estoril – Belo Horizonte/MG
Horário: 15h
Árbitro: Renato Scalercio

San Diego x Chapecó
Local: Parque Capão do Corvo
Endereço: Rua Dona Rafaela, 700 – Marechal Rondon – Canoas/RS
Horário: 15h
Árbitro: Marcelo Poletto

Charrua x Joaca
Local: Sociedade Hípica Porto Alegrense
Endereço: Av. Juca Batista, 4931 – Porto Alegre/RS
Horário: 15h
Árbitro: Giancarlo Bistrot

Classificação
Grupo A: 1 – Band Saracens (25 pts.), 2 – Templários (14 pts.), 3 – Pé Vermelho (10 pts.), 4 – Rio Branco (4 pt.)
Grupo B: 1 – BH Rugby (19 pts.), 2 – Guanabara (17 pts.), 3 – Niterói (9 pts.), 4 – Rio Rugby (5 pts.)
Grupo C: 1 – Charrua (19 pts.), 2 – San Diego (14 pts.), 3 – Chapecó (9 pts.), 4 – Joaca (6 pts.)
Imagem: Luis Claudio Amaral