Fim de semana repleto de rugby no Brasil todo

Super 8 2017 começa com emoção e equilíbrio

A 1ª Rodada do Super 8 – Campeonato Brasileiro de Rugby XV de 2017 – já deu o tom do que será a competição nesta temporada. As partidas disputadas no último sábado, dia 1º, foram marcadas pela emoção e o equilíbrio. A começar pelo jogo que envolveu o atual campeão, Curitiba (PR), que, mesmo atuando dentro de casa, foi derrotado por 23 a 17 pelo Jacareí (SP), campeão da segunda divisão.

A partida foi realizada no Paraná Esporte e testou os corações da torcida. O Jacareí saiu na frente, cedeu duas vezes a virada, mas mostrou força no fim e conseguiu a vitória com um try decisivo de Drudi e um penal de Leo Ceccarelli.

Outro grande jogo do sábado foi entre o Desterro (SC), melhor time da primeira fase em 2016, e a Poli (SP), vencedora do Campeonato Paulista 2017. Numa partida com 10 tries, a equipe catarinense levou a melhor no fim, pelo placar de 39 a 35. Completando a rodada, o Farrapos (RS) derrotou o Pasteur (SP) por 13 a 12, em duelo decidido nos instantes finais. O SPAC (SP) foi o único time a conseguir vitória com boa margem, fazendo 21 a 10 sobre o São José (SP).

O Super 8 terá uma temporada de transição em 2017. O torneio tem neste ano sete rodadas regulares, onde todas as equipes se enfrentam entre si, apenas com partidas de ida, para definir os confrontos das quartas de final. Todos seguirão adiante na competição, com o primeiro lugar enfrentando o oitavo colocado, o segundo encarando o sétimo, e assim por diante. Os quatro classificados disputam as semifinais, e os vencedores disputam o título na grande final, definindo assim o novo campeão brasileiro de rugby XV.

Confira todos os resultados da 1ª rodada do Super 8 de 2017:

Desterro 39 x 35 Poli Rugby

Curitiba 17 x 23 Jacareí

Farrapos 13 x 12 Pasteur

Spac 21 x 10 São José

Taça Tupi tem primeira rodada da fase qualificatória

Além do pontapé inicial do Super 8, o sábado 1º de julho marcou também o início da temporada 2017 da Taça Tupi, a 2ª divisão do Campeonato Brasileiro de Rugby XV. A competição terá formato regionalizado, com uma primeira fase qualificatória em que dez equipes brigam por cinco vagas na etapa complementar. Os jogos de ida dessa primeira fase tiveram duas derrotas de mandantes. O São Carlos (SP) foi superado pelo Pé Vermelho (PR) por 19 a 13, enquanto o Rio Rugby (RJ) se impôs na casa do Inconfidentes de Ouro Preto (MG): 32 a 18.

Já o Joaca (SC) conseguiu um resultado expressivo como mandante, fazendo 44 a 17 sobre os Brummers (RS). O Chapecó venceu o SC Rugby por 22 a 19 e, fechando o dia de disputa, o Templários (SP) mostrou força em casa e fez 24 a 8 sobre o Itaguaí (RJ). Os jogos de volta, com mando invertido, estão marcados para o dia 8 de julho.

Os vencedores dos confrontos passam para a etapa complementar, que já conta com sete equipes classificadas. São elas: Niterói (RJ), Band Saracens (SP), Rio Branco (SP), San Diego (RS), BH Rugby (MG), Charrua (RS) e Guanabara (RJ).

Com as 12 equipes finalistas definidas, a Taça Tupi terá então três grupos com quatro equipes cada. Todos jogam entre si, com partidas de ida e volta, valendo vaga nas semifinais. Vale ressaltar que o torneio nesta temporada valerá oito vagas na primeira divisão de 2018, uma vez que o Super 8 terá um novo formato, com 16 equipes participantes.

Confira os resultados da 1ª rodada da fase classificatória da Taça Tupi:

Joaca 44-17 Brummers

Chapecó 22-19 SC Rugby

São Carlos 13-19 Pé Vermelho

Inconfidentes 18-32 Rio Rugby

Templários 24-08 Itaguaí

Final do Paulista M19 e do Paulista M15

Fechando um fim de semana repleto de rugby pelo país, a disputa das divisões de base do Campeonato Paulista terminou no sábado. No M19, o Pasteur ficou com o título com uma vitória emblemática sobre o Band/Spac por 151 a 07. Já no M15, a taça já era do Band/Spac, que ainda assim fez 43 a 03 sobre o Pasteur e selou a conquista.

Foto: Adriano Mattos