Brasil busca virada histórica contra Portugal

A Seleção Brasileira de Rugby XV lutou até o fim e buscou uma virada histórica contra Portugal neste sábado (10), em test-match realizado no Estádio do Pacaembu. Os Tupis, que perdiam o chamado Super Desafio BRA de Rugby por 21 a 6 até os instantes finais do jogo, marcaram três tries em menos de 10 minutos e venceram a partida por 25 a 21, mantendo sua invencibilidade no Pacaembu neste ano.

O jogo
A partida no Pacaembu, que fez parte das comemorações oficiais pelo Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas, começou muito disputada, com o Brasil mantendo a posse de bola e ameaçando a defesa adversária. Moises inaugurou o placar com penal pela direita, mas logo os portugueses viraram o jogo, com try de Tomás Appleton, não convertido: 5 a 3. O Brasil retomou a posse e voltou à frente do placar, com novo penal de Moises, mas os visitantes devolveram na mesma moeda, com Nuno Costa.

A partida seguiu aberta, com grandes chances para os dois lados. Felipe Sancery chegou a colocar a bola no ingoal pelo Brasil, mas o árbitro de vídeo utilizou o TMO para invalidar o lance. Assim, o resultado de 8 a 6 permaneceu no intervalo do jogo.

No segundo tempo Portugal voltou com mais volume de jogo, vencendo os scrums e dominando a bola. O Brasil ficou acuado quando os Lobos marcaram dois tries em pequeno espaço de tempo. Nem o cartão amarelo que tirou o português Villax por 10 minutos foi o suficiente para recolocar os Tupis na partida, que ainda sofreram mais três pontos com penal de Nuno Costa. A dez minutos do fim, o placar de 21 a 6 parecia ter determinado a vitória portuguesa.

Foi então que em um lance despretensioso Robert Ternorio arrancou pela direita e marcou o primeiro try do jogo, não convertido. Os cinco pontos marcados foram o início da reação épica dos Tupis diante dos Lobos. Na reposição portuguesa, o Brasil ficou com a posse de bola e arrancou para o ataque. Na pressão, Felipe Sancery penetrou pelo meio e fez mais um try, este convertido por Moises, deixando o Brasil com apenas 3 pontos de desvantagem a 2 minutos do fim da partida.

Na saída de bola portuguesa, novamente o Brasil foi rápido na recuperação e manteve a posse de bola. Ige foi quem iniciou a jogada pela esquerda, passou por três marcadores e passou a bola para Daniel Sancery marcar o try da virada histórica dos Tupis. Moises ainda converteu sua cobrança, dando números finais ao jogo: 25 a 21.

Com o resultado o Brasil manteve sua invencibilidade jogando em casa, no Pacaembu, em 2017, e ganham importantes posições no ranking da World Rugby, ficando no TOP 30 mundial. Os Tupis agora viajam até a Romênia, onde enfrentam a forte seleção local no dia 24 de junho.

Brasil 25 x 21 Portugal – Super Desafio BRA de Rugby

10 de junho de 2017

Estádio de Pacaembu

Brasil: 1- Jonatas Paulo, 2- Yan Rosetti (c), 3- Matheus Rocha, 4- Cleber Dias “Gelado”, 5- Gabriel Paganini, 6- Andre Arruda, 7- Arthur Bergo, 8- Nicholas Smith, 9- Lucas Duque “Tanque”, 10- Joshua Reeves, 11- Lucas Tranquez “Zé”, 12- Moises Duque, 13- Felipe Sancery, 14- Stefano Giantorno, 15- Daniel Sancery, 16- Andy Willian, 17- Caique Segura, 18- Pedro Bengalo, 19- Matheus Daniel “Matias”, 20- João Luiz da Ros “Ige”, 21- Laurent Bourda-Couhet, 22- Jacobus De Wet, 23- Robert Tenorio. Técnico: Rodolfo Abrósio.

Imagem: Alessandra Cabral/Fotojump