Confederação Brasileira de Rugby elege os membros do Conselho de Administração para o próximo ciclo

A Confederação Brasileira de Rugby elegeu, em Assembleia Geral Eletiva realizada na sexta-feira (23 de Setembro), em São Paulo, os novos membros do Conselho de Administração (C.A.) para o próximo ciclo (período de 1 de janeiro de 2017 até 31 de dezembro de 2020).

Os membros da base foram eleitos por representantes das Federações e clubes com direito a voto, enquanto os membros independentes foram eleitos por meio do Comitê de Nomeação da CBRu. Já os representantes dos jogadores e árbitros foram escolhidos por votação aberta, pelo sistema de Cadastro Nacional de Registro Único da CBRu, por árbitros e jogadores de rugby do país. De acordo com o estatuto da CBRu, o cargo de Presidente do Conselho de Administração deverá ser ocupado por um membro independente e votado pelo novo Conselho em Janeiro de 2017. Até então, Eduardo Mufarej seguirá como Presidente do Conselho de Administração.

Durante a Assembleia, também foi anunciada uma importante mudança na gestão da CBRu, a troca do regime presidencialista vigente na CBRu por uma gestão colegiada, que entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2017. Com o novo regime, a CBRu continuará com um Conselho de Administração responsável pela tomada de decisões sobre a Estratégia de Longo Prazo, Gerenciamento de Riscos, Práticas de Governança Corporativa, Controles Internos e Gestão de Pessoas; um Conselho Consultivo, para apoio à tomada de decisões estratégicas, e um CEO, responsável pela gestão executiva e operacional da Confederação.

A partir do dia 1 de janeiro de 2017, Sami Arap Sobrinho sairá da presidência da CBRu para assumir a presidência do Conselho Consultivo, órgão não-estatutário, cuja responsabilidade principal é auxiliar a Gestão na expansão continuada da modalidade no Brasil.

“Deixarei a administração da CBRu com o sentimento de dever cumprido, posto ter auxiliado a modalidade que tanto amo sair do anonimato para um lugar de destaque. Mostramos que, com dedicação, paixão e governança, não há limites para o rugby brasileiro. Agradeço a comunidade do rugby pela paciência com erros e acertos havidos ao longo dessa jornada que se iniciou em 2009. Agradeço também ao Ministério do Esporte, ao Comitê Olímpico do Brasil e aos diversos patrocinadores, sem os quais essa parte do trajeto não teria sido alcançada. A experiência que acumulei na administração do esporte será repassada aos meus sucessores”, diz Sami Arap Sobrinho.

A eleição foi prestigiada pelo representante do Comitê Olímpico do Brasil, Sr. Vitorio Moraes, gerente geral de Relações Institucionais da entidade e membros do atual Conselho de Administração da CBRu.

A Confederação Brasileira de Rugby é o órgão máximo do Rugby no Brasil, filiada à World Rugby (a Federação Internacional) e ao Comitê Olímpico do Brasil. Fundada em 2010, a CBRu é a sucessora das antigas Associação Brasileira de Rugby (fundado em 1972) e União de Rugby do Brasil (nascida em 1963).

Durante a presidência do Sami Arap Sobrinho, a CBRu saltou de R$ 930 mil, em 2010, de orçamento, para cerca de R$ 18 milhões, em 2015, fruto de inúmeras gestões e projetos apresentados ao Ministério do Esporte, COB e patrocinadores. O número de clubes, jogadores, campeonatos e partidas das seleções aumentou exponencialmente, ganhando espaço em transmissões ao vivo na televisão aberta. No último ano, a entidade foi eleita a melhor em práticas de Governança do País, em estudo realizado pela plataforma Sou do Esporte e a empresa Inspire Sport Business.

Em paralelo à reunião, também houve a votação eletrônica para eleger os representantes dos árbitros e dos atletas visando ao Conselho Administrativo. Confira, abaixo, os membros nomeados para o próximo ciclo da CBRu:

Membros Independentes:
Eduardo Mufarej
Jean-Marc Etlin
João Mourinha

Martin Jaco
Rogério Calderon

Membros da Base:
Aluisio Dutra
Damon Freeman
Douglas Lara
Fabian Maggiori
Giancarlo Bistrot

Membro representante dos Atletas:
Edis Abrantes

Membro representante dos Árbitros:
Mariano de Goycochea