Fora de casa, Desterro vence São José e segue na liderança isolada do Brasileirão de Rugby XV

Em jogo dinâmico, o Desterro carimbou a faixa de atual campeão do São José, no último sábado (23), e se manteve na liderança isolada do Super 8 – Divisão de Elite do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV. A rodada também marcou as vitórias de SPAC e Curitiba na competição.

Longe de seus domínios, o Desterro manteve as suas virtudes apresentadas na largada do campeonato e fez um belo duelo diante do São José. Na metade do primeiro tempo, os catarinenses saíram à frente do marcador, mas Feijão recolocou os joseenses na briga com try.

Antes do final do primeiro tempo, Ige teve tempo de anotar outro try para os visitantes. O equilíbrio permaneceu na etapa final, contudo, o Desterro soube aproveitar as chances para abrir vantagem no marcador. O try na reta decisiva da partida não evitou a vitória de 24 a 14 dos catarinenses, que seguem na ponta da tabela.

Na capital paulista, o tradicional SPAC conquistou o seu primeiro êxito na competição. Em confronto recheado de alternativas e equilibrado até a reta final, os paulistas superaram os cariocas de Niterói por 19 a 3. Fundamental atleta da Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV, Nick Smith anotou um dos tries do duelo. Rafael Spago e Iago dos Santos também cruzaram a linha do in-goal.

Atual vice-campeão, o Curitiba também manteve 100% de aproveitamento ao superar o Pasteur por 10 a 0, dentro de casa. Bastante disputado e com os espaços bem ocupados, os paranaenses souberam furar a defesa rival para pontuar e seguir na cola do líder. Devido às condições climáticas, o duelo entre Bandeirantes Saracens e Farrapos foi adiado para o dia 6 de agosto.

O Super 8 reúne as oito melhores equipes de Rugby XV do País. As equipes disputarão 14 partidas cada, em sistema de turno e returno. Os dois primeiros colocados fazem a final da competição, no dia 12 de novembro, em campo com mando da Confederação Brasileira de Rugby. O último na classificação é rebaixado, enquanto o penúltimo encara o vice-campeão da Taça Tupi. O vencedor deste confronto tem direito a disputar o Super 8 de 2017.

Esta foi a segunda de três rodadas que serão disputadas antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016. O torneio retornará em 20 de agosto, após a participação das seleções brasileiras feminina e masculina no maior evento multiesportivo do mundo. Os ingressos para os são gratuitos para torcer e incentivar as agremiações no Super 8. Para mais informações, acesse o hotsite oficial do torneio: http://rugbysuper8.com.br/2016/.

Confira, abaixo, a classificação após a segunda rodada da competição:

Super 8 – 2ª rodada

São José (SP) 14 x 24 Desterro (SC)

Data/horário: 23/07/2016 / 15h00
Local: CT Ange Guimerá (Rua Water Dellu, 57 – Parque Residencial União – São José dos Campos/SP)
Árbitro: Xavier Vouga

Curitiba (PR) 10 x 0 Pasteur (SP)

Data/horário: 23/07/2016 / 15h30
Local: Secretária de Esportes (Rua Pastor Manoel Virginio de Souza, 1020 – Capão da Imbuía – Curitiba/PR)
Árbitro: Henrique Platais

SPAC (SP) 19 x 03 Niterói (RJ)

Data/horário: 23/07/2016 / 15h30
Local: São Paulo Atlhetic Club (Av. Atlantica, 1448 – Santo Amaro – São Paulo/SP)
Árbitro: Ricardo Sant´Anna

Bandeirantes Saracens (SP) x Farrapos (RS) – Adiado

Data/horário: 23/07/2016 / 15h00
Local: Clube de Campo da SE Palmeiras (Av. Professor Hermann Von Lhering, 6300 – Parelheiros – São Paulo/SP)
Árbitro: Murilo Bragotto

Taça Tupi dá o pontapé inicial

A fase classificatória da Taça Tupi 2016 – Divisão de Acesso à Elite do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV – teve o seu pontapé inicial realizado no último sábado (23). Os catarinenses do Joaca não deram chances aos gaúchos do Brummers e venceram por 53 a 3, em casa. Este foi o único confronto realizado na rodada. O campeão do torneio garante vaga no Super 8 da próxima temporada.

Joaca (SC) 53 x 03 Brummers (RS)
Data/horário: 23/07/2016 / 15h30
Local: CEFA-UFSC (Rua Olímpio da Silva, 1100 – Tapera – Florianópolis/SC)
Árbitro: Fernando Ceolatto