BRASIL ENCERRA PARTICIPAÇÃO NO MAIOR TORNEIO DE RUGBY XV DAS AMÉRICAS

São José dos Campos (SP) – A Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV encerrou, neste sábado (5), no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos, a sua participação no Americas Rugby Championship, o maior torneio de Rugby XV do continente. Em processo de desenvolvimento a longo prazo, os Tupis tiveram evolução ao longo do torneio e conquistaram a quinta posição no geral. Apesar da derrota por 42 a 7 para a campeã Argentina, a equipe verde e amarela fez história na competição.

“Entramos na competição pensando, exatamente, na evolução. Só participando de competições como essa, de grande nível, que aumentaremos nosso nível. Foi muito positivo o saldo do torneio. Terminamos na frente do Chile. Mostramos desenvolvimento em campo, como na vitória diante dos Estados Unidos, potência mundial. Vamos continuar neste ritmo, mostrando evolução, trabalhando com jovens e seguindo nesse caminho que é o certo”, analisa Tanque, autor do try do Brasil na partida.

Ao longo do Americas Rugby Championship, o Brasil conquistou dois pontos-bônus diante de Chile e Uruguai e alcançou a histórica vitória diante dos Estados Unidos por 24 a 23. Pela primeira vez, uma equipe 26 posições abaixo no ranking mundial derrotou outra superior. Com isso, os Tupis ascenderam no ranking mundial da World Rugby, entidade que rege o esporte.

Houve ainda o crescimento de habilidades técnicas e táticas tanto individuais quanto coletivas. Neste torneio, o desenvolvimento das ações de jogo foi o principal foco, mesmo em detrimento do placar. O público também fez grande festa nos três duelos da Seleção em casa, sendo dois na Arena Barueri e um no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. De maneira invicta, a Argentina sagrou-se campeã da primeira edição do Americas Rugby Championship.

“Sabíamos que ia ser um jogo muito complicado, mas procuramos evoluir em alguns quesitos dentro do jogo. Eles têm muitas qualidades táticas, técnicas e físicas. Cometemos erros em detalhes, e eles começaram a crescer no jogo. No segundo tempo, fizemos um jogo mais parelho, chutamos menos e passamos mais a bola. No final do jogo, fizemos um try. Estamos saindo de cabeça erguida. O saldo, ao todo, na competição, é bem positivo”, afirma Moisés Duque.

Para fechar a última rodada, o Uruguai venceu os Estados Unidos por 29 a 25, enquanto o Chile perdeu para o Canadá por 64 a 13. Agora, os Tupis já se preparam visando ao Sul-Americano da categoria desta temporada. Para mais informações, acesse o site oficial da Confederação Brasileira de Rugby.

O JOGO

Um dos polos de desenvolvimento do rugby nacional, São José dos Campos recebeu bom público dos Tupis no torneio para o clássico entre Brasil e Argentina, pela última rodada do Americas Rugby Championship, o maior torneio de Rugby XV da categoria. Por conta da vitória do Uruguai por 29 a 25 diante dos Estados Unidos, a equipe alviceleste já entrou em campo coroada com o título da competição.

Motivado pelo crescimento ao longo da competição e pelos torcedores, o time verde e amarelo iniciou o confronto bem posicionado. A marcação pressão dificultou as ações argentinas. O duelo, então, ficou disputado nas regiões centrais do campo

Aos poucos, o adversário já campeão encontrou brechas no sistema defensivo dos Tupis para anotar os tries de Estellés e González. O Brasil equilibrou o confronto e quase chegou ao try em duas oportunidades, contudo, esbarrou na forte retaguarda alviceleste. Antes do final da primeira etapa, Bávaro e Estellés também alcançaram a linha do in-goal.

Na volta do intervalo, os brasileiros tiveram mais posse de bola e se mantiveram por mais tempo no campo de ataque. As ações pelos flancos do campo levaram muito perigo à defesa Argentina.

Na reta decisiva do confronto, o time alviceleste alcançou os tries com Delguy e Estellés. O Brasil não se entregou em nenhum momento do duelo. Ao final, foi recompensado com o try de Tanque, na raça. Moisés converteu no último lance da partida, fechando a participação dos Tupis no torneio.

Foto: João Neto/Fotojump