COMUNICADO WORLD RUGBY SOBRE O ZIKA VÍRUS

O QUE É?

O vírus Zika é uma infecção transmitida por mosquito. Esses mosquitos picam de dia, particularmente ao redor do amanhecer e entardecer. A infecção com frequência se dá sem sintomas, porém em alguns casos pode causar febre, erupções, fortes dores de cabeça, dores nas articulações e dores nos músculos ou ossos. A doença proveniente do Zika normalmente não é grave e não requer internação hospitalar.

Atualmente não há uma vacina para impedir o vírus Zika e não há tratamentos específicos.

O QUE FAZER?

Dia 1 de fevereiro de 2016 a Organização Mundial de Saúde (OMS) confirmou que não há justificação da saúde pública para estabelecer restrições às viagens ou ao comércio para impedir a propagação do vírus Zika. Atualmente, as medidas protetoras mais importantes são o controle da propagação dos mosquitos e a prevenção de picadas de mosquitos em pessoas em situação de risco, especialmente mulheres gravidas.

A World Rugby recomenda que as mulheres grávidas considerem evitar viajar para regiões onde se tem transmissão do vírus Zika, incluindo Brasil. As mulheres que tem planos de ficarem gravidas ou mulheres que estão gravidas, que não podem evitar viajar para zonas afetadas, devem analisar seus planos de viajem com seu médico. Todos os membros da equipe e dirigentes que viajarão para uma zona que se sabe que existe o vírus Zika, se recomenda encarecidamente que se protejam adotando as medidas de prevenção para prevenir as picadas dos mosquitos (ver abaixo um link com o conselho da OMS).

Usar camisas de mangas compridas e calças compridas (incluindo quando jogar Rugby: foi permitido uma lei especial 4 para os jogos ou torneios em território de uma União que existe o vírus Zika ) .
Usar calçado fechado ao invés de sandálias.
Usar repelentes de insetos que contenham DEET ou picaridina. Sempre usar segundo as indicações. As seguintes precauções se recomendam tanto de dia como de noite. Os repelentes de insetos que contem DEET e picaridina são seguros para mulheres grávidas e que estão amamentando e para crianças menores de 2 meses quando se usam de acordo com as instruções do rótulo do produto.
Se você está usando protetor solar, primeiro colocar o protetor e depois o repelente.
Usar roupas (tal como botas, calças, meias) tratada com permetrina.
Usar telas de mosquitos sobre a cama quando for necessário.
Permanecer e dormir em lugares com mosquiteiros e ar condicionado.

Para obter informação atualizada sobre o vírus Zika consultar: www.who.int/en

Fonte: World Rugby