BRASIL DIVULGA SEDES PARA A 1ª EDIÇÃO DO MAIOR CAMPEONATO DE RUGBY XV DAS AMÉRICAS

São Paulo (SP) – Potências mundiais, craques do rugby e muita emoção. Com os principais ingredientes do esporte, o Brasil participará da 1ª Edição do Americas Rugby Championship, torneio que segue os moldes do tradicional Six Nations Europeu. E os brasileiros terão o privilégio de acompanhar três duelos dos Tupis em casa. Barueri e São José dos Campos receberão os confrontos da equipe.

A competição reunirá, além dos Tupis, Argentina, Canadá, Chile, Estados Unidos e Uruguai. O campeonato acontecerá de 6 de fevereiro até 5 de março e cada seleção disputará cinco partidas. Os ingressos para os duelos são gratuitos mediante a doação de 1 kg de alimento não-perecível.

“Começar o Americas Rugby Championship sediando três jogos é muito importante para o desenvolvimento e crescimento do rugby brasileiro, porque poderemos expor para o público brasileiro o nosso esporte em todas suas modalidades com jogos muito atrativos. Na modalidade de XV, faremos isto por meio das partidas em casa contra times como Argentina, semifinalista da Copa do Mundo, Estados Unidos e Uruguai. E no Sevens, nós participaremos dos Jogos Olímpicos”, comenta Agustin Danza, CEO da CBRu.

Em ascensão, o rugby brasileiro já conta com diversas Academias de Alto Rendimento espalhadas pelo país e projetos sociais de integração e disseminação do esporte. Além disso, o público brasileiro poderá acompanhar, de perto, grandes estrelas do rugby mundial, e incentivar os Tupis nesta primeira edição do torneio.

“Faremos o melhor para que os jogos sejam grandes festas, em que os torcedores possam ir não só para torcer pela sua seleção, mas também para desfrutar do evento, aproveitando Fan Zone e interagindo nas ativações dos nossos patrocinadores”, completa Danza.

Sede de três partidas, o Estado de São Paulo é um dos polos de desenvolvimento da modalidade. Por exemplo, o local carrega o recorde histórico de público em um jogo de rugby no país (mais de 10 mil pessoas acompanharam o test-match entre Brasil e Alemanha, em 2015), há programas de capacitação de jovens, adolescentes e professores e também tem o atual campeão do Campeonato Brasileiro Masculino da categoria XV, o São José.

Os alimentos arrecadados nos confrontos serão doados para instituições de amparo social do Estado.

“A solidariedade é um dos valores-chave do nosso esporte, portanto faz todo sentindo atrelarmos o rugby às causas sociais. Ajudaremos as pessoas que precisam e é uma boa oportunidade de divulgação do esporte que está em franco crescimento”, enaltece Bernardo Duarte, diretor de torneios da CBRu.

O Americas Rugby Championship, evento que conta com apoios de World Rugby e Pan-American Rugby Association (PARA), ficará no calendário da modalidade pelos próximos cinco anos. Para mais informações, acesse o site oficial da Confederação Brasileira de Rugby.

Confira, abaixo, a programação do Brasil para a disputa da competição:

6/2
Chile x Brasil – Chile

12/2
Brasil x Uruguai – Arena Barueri, em São Paulo (SP)

20/2
Canadá x Brasil – Canadá

27/2
Brasil x Estados Unidos – Arena Barueri, em São Paulo (SP)

5/3
Brasil x Argentina – Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP)

Imagem: João Neto/Fotojump

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby:

“A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico doBrasil e do Ministério do Esporte, conta com o patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais, Topper, Heineken, CCR, JAC Motors, Rumo ALL e Unilever, através das marcas Dove Man Care e Kibon. Conta ainda com Alupar, Cultura Inglesa, Brookfield Incorporações e BR Properties como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro Integralmédica, Cremer, Travel Ace, Fortify, Deloitte e JExperts.

O rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, com quase 7 milhões de jogadores registrados e presente em mais de 170 países. No Brasil, são mais de 3,2 milhões fãs de acordo com o Ibope Repucom, mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.”