Núcleo do Jogo nasce para melhorar o rugby brasileiro a partir do jogo

Com a ideia de compreender demandas, planejar e executar ações de crescimento para produzir qualidade e sustentabilidade ao Rugby brasileiro, uma equipe de profissionais que atuam no Alto Rendimento e Desenvolvimento da CBRu se uniu para a criação de uma iniciativa, denominada Núcleo do Jogo. Visando a atuação em todo território nacional, o projeto conta com a ajuda voluntária de diversas pessoas envolvidas com a modalidade. O objetivo principal é melhorar o rugby brasileiro a partir do jogo e tudo o que está em sua órbita, contribuindo para efetiva melhora de jogadores, equipes técnicas, gestores, árbitros, clubes e federações, baseados em ações coletivas e integradas a partir de conhecimentos científicos que embasarão a formalização dos processos.

Toda a interação e aprendizado adquirido pelas duas áreas da CBRu junto a entidades e clubes que são considerados referências mundiais no esporte, aliada à identificação de demandas emergentes que o momento do rugby nacional exige, motivaram a construção do projeto. O Núcleo do Jogo vai coletar, analisar e tratar dados para realizar ações e criar um ciclo infinito de melhoria, auxiliando o Alto Rendimento e o Desenvolvimento com execuções mais eficientes e eficazes para o esporte, além de permitir também o desenvolvimento de diversos outros setores que precisam de maior atenção. Na prática, a equipe vai compreender as demandas do Alto Rendimento – que engloba as seleções masculinas e femininas de XV e 7s e arbitragem – e as necessidades locais do rugby em cada região, que também abrange equipes de XV e 7s e arbitragem em diferentes categorias de clubes e federações.

Debates, cursos, mentorias, reuniões entre outras ações já estão sendo planejadas e serão divulgadas por meios dos canais de comunicação da Confederação Brasileira de Rugby. Em meio a esses processos, o Núcleo do Jogo faz o convite para que a comunidade nacional do rugby se engaje nessa nova iniciativa, com a intenção de sempre melhorar aquilo que é considerado o mais valioso para todos: o jogo de rugby.

Foto: Maria Mikaella