Super Sevens Feminino tem edição deste ano cancelada pela CBRu

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) anuncia hoje (18) a decisão em cancelar a edição 2020 do Super Sevens Feminino. O torneio aconteceria neste segundo semestre mas, em razão da pandemia de coronavírus, precisou ser cancelado. O Campeonato Brasileiro Masculino de XV já havia passado pela mesma situação e também não será disputado neste ano. A decisão contou com o aval da maioria dos clubes amadores participantes.

Outra razão que alicerçou o veredito é o fato das equipes ainda não terem uma perspectiva de quando poderão realizar seus treinamentos com segurança e se mostrar competitivos. O panorama da pandemia ainda traz incertezas de quando poderão retornar a disputas de esportes coletivos amadores no país com segurança.

O Super Sevens Feminino é organizado anualmente pela CBRu e conta com investimentos de R$ 500 mil, captados em sua totalidade por meio de Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A disputa em um calendário menor de meses e jogos poderia comprometer de forma incisiva na prestação de contas ao governo federal e às empresas patrocinadoras.

“O rugby é mais vulnerável ao contágio em razão de ser um esporte de contato. As liberações para a prática dos treinos em fases não são iguais em todos os estados e isso afetaria a competitividade relativa entre os clubes, além de expor as jogadoras a um maior risco de lesão. As liberações em momentos diferentes também inviabiliza a logística de transporte interestadual. Então, o objetivo é permitir uma volta prudente aos gramados sem expor as equipes ao risco de contaminação”, disse o CEO da CBRu, Jean-Luc Jadoul.

Ao todo, oito equipes participariam do Super Sevens Feminino deste ano na primeira divisão e ao menos seis na segunda. Em 2019, SP Saracens Bandeirantes foi o campeão na divisão principal e as meninas do SPAC foram as vitoriosas na segunda divisão.

Foto: Arquivo CBRu – Equipe SP Band Saracens que foi campeã da edição do Super Sevens Feminino de 2019