Tóquio 2020 confirma calendário de disputas do rugby sevens

Ao inverso do que aconteceu no Rio 2016, o torneio masculino de rugby sevens será a primeira competição a ser disputada nos Jogos Olímpicos de Tóquio. As disputas dos homens acontecem durante os dias 26, 27 e 28 de julho. Já o feminino jogará entre os dias 29 e 31 de julho. A disputa da medalha de ouro acontece no “Super Sábado”, tradicional destaque dos Jogos.

A corrida para os jogos de Tóquio está quase completa com 21 das 24 seleções garantidas no torneio. Há duas vagas restantes para o torneio feminino e uma para o masculino, que serão definidas em repescagens mundiais. Vale lembrar que as Yaras já estão classificadas para os Jogos Olímpicos. A Seleção Brasileira Masculina ainda disputará a repescagem.

O Comitê Organizador confirmou que serão duas sessões de jogos em cada dia de competição. Na parte da manhã, os jogos começam às 9h (no horário de Tóquio) e se estendem até 12h. Na parte da tarde, o evento será iniciado às 16h30 com as últimas partidas do dia entre 19h e 19h30. As disputas de medalhas acontecerão sempre no período da tarde.

De acordo com o calendário pré-adiamento, os horários de jogos foram selecionados em razão do bem-estar dos jogadores, para evitar os picos de calor do verão japonês. Além disso, tornar o ambiente mais agradável e envolvente para os fãs. E, como previamente anunciado, o rugby sevens será disputado no icônico Tokyo Stadium, que se provou um excelente palco de rugby durante a Copa do Mundo do Japão, realizada em 2019, com uma fantástica atmosfera e excelentes condições de jogo.

Presume-se que o rugby sevens seja um dos eventos com grande procura de ingressos dos Jogos após o sucesso obtido com a Copa do Mundo de Rugby, que conseguiu criar um encantamento nacional com recordes quebrados de audiência televisiva e a procura por mais de um milhão de pessoas pelo esporte, um impacto muito além do esperado.

O rugby sevens teve um destaque especial com a estreia nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Austrália ficou com a medalha de ouro no feminino e Fiji no masculino. Ambas foram as duas primeiras medalhas do rugby desde 1924 e a primeira medalha da história de Fiji nos Jogos Olímpicos.

Texto:  World Rugby