COI anuncia adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para 2021

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira, 24, juntamente com o Governo Japonês e o Comitê Organizador Tóquio 2020, o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que ocorreriam a partir de 24 de julho de 2020, tendo como nova data limite o verão de 2021 no hemisfério norte.
Com mais de 400 mil pessoas infectadas pelo coronavírus em quase todos os países do mundo, a decisão foi tomada visando à proteção da saúde dos atletas e de todos os envolvidos no maior evento esportivo do mundo.

“O adiamento é a decisão correta. O desafio mundial deste momento tira a imparcialidade da preparação dos atletas e colocaria em risco a saúde de todos. Juntos, venceremos a pandemia e concluiremos a reorganização para o ano que vem. Vamos todos trabalhar e treinar por mais tempo e, unidos, estaremos na competição”, disse Jean-Luc Jadoul, CEO da Confederação Brasileira de Rugby.

Na reunião desta terça-feira, em Tóquio, estiverem Thomas Bach, presidente do COI; Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão; Yoshiro Mori, presidente do Comitê Organizador Tóquio 2020; a ministra olímpica, Seiko Hashimoto; o governador de Tóquio, Yuriko Koike; o presidente da Comissão de Coordenação do COI, John Coates; o Diretor Geral do COI, Christophe De Kepper; e o diretor executivo dos Jogos Olímpicos do COI, Christophe Dubi. No encontro ainda ficou decidido que a Chama Olímpica permanecerá no Japão por se tratar de uma “luz no fim do túnel”. Os Jogos manterão o nome de Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020.

Vale lembrar também que a Seleção Feminina de Rugby 7’s do Brasil já está classificada para esta edição dos Jogos Olímpicos, enquanto a Seleção Masculina ainda competirá por uma vaga no torneio de Repescagem, inicialmente programado para junho deste ano mas que está em revisão, uma vez que a World Rugby continua em estreita consulta com o Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre as implicações para o processo de qualificação devido à pandemia do COVID-19.

“Acredito que Tokyo 2021 terá um significado ainda mais forte de solidariedade entre os países, disciplina dos atletas e da paixão ao esporte”, finalizou.

Fonte: Texto com informações do COB

Foto: Clive Rose/Getty Images