COB distribui manual aos atletas com recomendações de treinamento e prevenção ao coronavírus

Diante do avanço do número de casos de coronavírus no mundo nas últimas semanas, os atletas brasileiros estão diante de uma nova realidade: isolados e sem poderem treinar em seus clubes ou centros de treinamentos. Pensando nisso, o Comitê Olímpico do Brasil (COB), que já vinha tomando todas as precauções para reduzir o risco de infecção pelo COVID-19, produziu um manual específico para os atletas com diversas recomendações para evitar o contágio e a proliferação do vírus. O material traz ainda importantes dicas de treinamentos adaptados para o período em que os atletas estarão em isolamento dentro de casa, por recomendação das autoridades sanitárias.

O documento apresenta de forma objetiva todas as recomendações e atualizações sobre a COVID-19, tomando como base dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). Dentre os pontos abordados na cartilha, dois merecem atenção especial: a conscientização sobre a importância de não propagar o vírus, justificando o recolhimento das pessoas; e, na área esportiva, a atenção especial que os atletas de modalidades coletivas devem dar ao coronavírus, por exemplo, o rugby.

Além de alertar os atletas, explicar os meios de transmissão e dar dicas de higiene, o manual reforça a relevância de uma alimentação saudável, que ajude a mantê-los com a imunidade alta, e da qualidade do sono. Em paralelo aos cuidados com a saúde, a recomendação do COB é para que, mesmo em isolamento social, os atletas mantenham o foco nos treinamentos.

Desenvolvido pela equipe de preparação física do COB, o programa de treinos pode ser realizado em qualquer ambiente e possui múltiplas possibilidades de adaptação das atividades.

Clique aqui para fazer download do Manual disponibilizado pelo COB

Fonte: COB

Foto: Wander Roberto/Inovafoto/COB