Brasil Rugby conhece adversários da 1ª Etapa do World Rugby Sevens Challenger Series no Chile

O Brasil Rugby conheceu nesta quinta-feira (16) os adversários da 1ª Etapa do World Rugby Sevens Challenger Series, que acontecerá entre os dias 15 e 16 de fevereiro de 2020, em Viña del Mar, no Chile. Ao todo serão 16 seleções participando de dois dias de competições em duas etapas. A segunda delas acontece no Uruguai entre os dias 22 e 23 de fevereiro.

Os Tupis estão no grupo D junto com Chile, México e Zimbábue. Fazem parte do grupo A: Uruguai, Japão, Tonga e Portugal. No grupo B estão: Hong Kong, Colômbia, Jamaica e Papua Nova Guiné. Na chave C fazem parte: Alemanha, Itália, Paraguai e Uganda. As oito primeiras equipes seguirão para os playoffs do Hong Kong Sevens entre os dias 3 e 5 de abril de 2020, onde competirão por uma vaga no World Rugby Sevens Series 2021.

A nova competição foi lançada em razão do crescimento dos torneios de sevens ao redor do planeta e também para auxiliar no desenvolvimento da próxima geração de jogadores de rugby. O termômetro foi o retorno aos Jogos Olímpicos em 2016. O evento no Rio de Janeiro atraiu cerca de 17 milhões de novos fãs para o esporte e foi avaliado como um grande sucesso.

O Sevens Challenger Series tem o intuito de levar o rugby sevens para novos países e ao crescimento em popularidade e participação nesse formato de jogo. Sobre o Challenger Series feminino, haverá um anúncio posterior sobre o torneio.

Estamos muito animados com a oportunidade que está sendo criada para os jogadores e participantes do World Rugby Sevens Challenger Series no Chile. O torneio dará uma fundação sólida para que novos talentos apareçam no rugby sevens internacional e com a possibilidade de competirem no World Rugby Sevens Series. Estamos ansiosos para ver os atletas em ação”, disse presidente da World Rugby, Bill Beaumont.

O World Sevens Challenger Series será um grande caminho para o desenvolvimento do rugby sevens na América do Sul, região na qual residem muitos atletas e fãs apaixonados pelo rugby”, disse o vice-presidente da World Rugby e presidente da Rugby Americas, Agustín Pichot

1ª Etapa do World Rugby Sevens Challenger Series – Viña Del Mar (CHI)
Grupo A – Uruguai, Japão, Tonga e Portugal
Grupo B – Colômbia, Hong Kong, Jamaica e Papua Nova Guiné
Grupo C – Paraguai, Uganda, Alemanha e Itália
Grupo D – Brasil, Chile, México e Zimbábue

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby e a modalidade
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte, patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais Heineken, AccorHotels, TIM, Estácio e Flash. Conta ainda com O Boticário, Deloitte, Alupar, Body Nutry, Robert Walters e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gilbert, Travel Ace, Fortify, Sigvaris, Pinheiro Neto Advogados e CVC Capital Partners.

O rugby é um dos esportes coletivos mais praticados no mundo, com 9,6 milhões de jogadores globalmente (número da World Rugby) e presente em mais de 120 países. No Brasil, são mais de 36,8 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, das quais cerca de 5 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2019. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no País, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Imagem: Fotojump