Brasil vence Hong Kong na última rodada do World Rugby U20 Trophy

Imagem: Fotojump

A Seleção Brasileira de Rugby XV M20 terminou com vitória o World Rugby U20 Trophy, após partida emocionante contra Hong Kong, decidida na prorrogação, neste domingo (21).

Também bastante disputada foi a final, que consagrou o Japão campeão após virada nos instantes finais contra Portugal, garantindo assim o título mundial e a promoção para a elite da categoria na próxima temporada. Todos os jogos foram realizados no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP), nesta que foi a primeira vez que o Brasil recebeu um torneio de nível mundial de rugby XV.

O último dia do World Rugby U20 Trophy prometia grandes jogos e foi isso que a torcida viu no Martins Pereira, começando pela disputa do quinto lugar, que teve o Canadá dominando Quênia durante toda a partida, e conquistando a vitória por 52 a 13. Na sequência veio a partida que valia a medalha de bronze, entre Tonga e Uruguai. E a partida foi decidida nos detalhes, com a equipe da Oceania vencendo os sul-americanos por 29 a 27, com o Uruguai tendo o chute de conversão que renderia o empate ficando na trave.
Na sequência os Curumins do Brasil entraram em campo, buscando o sétimo lugar do torneio. Em uma partida aberta, os brasileiros viram os asiáticos abrirem o placar, viraram e sofreram outra virada logo no início do jogo. A Seleção então se aproveitou da indisciplina de Hong Kong para abrir dois tries de vantagem, mas aos poucos os visitantes foram crescendo novamente no jogo, até empatarem no último lance, em 29 a 29. No “ponto de ouro”, o Brasil foi pra cima e Lucas Spago se aproveitou de um buraco na defesa para anotar um droap goal, dando números finais de 32 a 29 para os Curumins.
Assim como as demais partidas do dia, a grande final não poderia deixar de ser emocionante. O Japão largou na frente, com dois tries em menos de dez minutos, mas viu Portugal crescer, se impor a virar a partida. Os europeus, entretanto, não souberam garantir o resultado, e viram os asiáticos virarem para 35 a 34 a dois minutos do fim da partida, garantindo assim o título do World Rugby U20 Trophy.
“Eu gostaria de parabenizar o Japão por ter feito um torneio excepcional. Sua emocionante vitória sobre Portugal na final vai ficar muito tempo na memória de todos, e desejo que eles se preparem para voltar à elite do World Rugby U20 Championship, em 2020. Todas as equipes que participaram do World Rugby U20 Trophy deste ano devem ficar excepcionalmente orgulhosos do ótimo rúgbi que eles jogaram”, disse o chairmain da World Rugby, sir Bill Beaumont.
“Estamos muito orgulhosos de sediar do World Rugby U20 Trophy. Este evento foi fundamental para inspirar nossos jovens a conhecer o rugby e também mostrar o rugby brasileiro para o mundo. Esperamos que todas as equipes tenham tido um torneio memorável e agradecemos à World Rugby e ao Bradesco por sua confiança na Brasil Rugby”, complementou Agustin Danza, CEO da CBRu.

Confira a classificação final do World Rugby U20 Trophy:

(1º) Japão 35 x 34 Portugal (2º)
(3º) Tonga 29 x 27 Uruguai (4º)
(5º) Canadá 52 x 13 Quênia (6º)
(7º) Brasil 32 x 29 Hong Kong (8º)

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby e a modalidade
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Esporte, patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais Heineken, AccorHotels e Estácio. Conta ainda com Total, Boticário, Deloitte, Alupar, Mundi Health, Robert Walters e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gilbert, Travel Ace, Fortify e Sigvaris.O rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, com quase 7 milhões de jogadores registrados e presente em mais de 170 países. No Brasil, são mais de 31,7 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, dentre eles 13,7 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2018. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no País, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.