São José dos Campos (SP) sedia o World Rugby U20 Trophy de 9 a 21 de julho

São José dos Campos (SP) está pronta para receber o World Rugby U20 Trophy, a 12ª edição do torneio mundial anual de desenvolvimento do rugby XV, que tem como parceiro oficial o Bradesco. Esta será a primeira aparição do Brasil no torneio e também sua primeira vez como anfitrião de um grande evento global da World Rugby para a modalidade XV. A competição também é plataforma de desenvolvimento para os jovens atletas, que se tornarão as estrelas do futuro em muitos dos países emergentes do rugby. Até o momento, 460 jogadores tiveram sucesso na transição, depois de atuarem no U20 Trophy, e alcançarem o status de jogador sênior.

Todos os jogos vão ocorrer no Estádio Martins Pereira, sendo quatro jogos em cada uma das datas, valendo o título e uma vaga para o U20 Championship 2020, a primeira divisão do juvenil, que será na Itália. O Brasil está no grupo A, com Japão, Quênia e Uruguai, enquanto no B estão Tonga, Canadá, Portugal e Hong Kong. O primeiro adversário brasileiro será o Japão, às 14 horas do dia 9.

No último domingo, 7 de julho, foi realizado um evento de lançamento do torneio, com a presença de 450 crianças de projetos locais, além do Secretário de Esportes do Estado de São Paulo, Aildo Rodrigues Ferreira, e do Diretor de Alto Rendimento da Secretaria de Esportes de São José dos Campos, Marco Olivatto. Na ocasião, o capitão do Brasil, Adrio Melo, falou sobre a disputa: “é muito emocionante jogar em casa, conhecer e receber novas seleções. Vamos jogar um rugby ousado e mostrar nosso jeito de jogar. Estamos nos preparando muito forte e vamos pensar jogo a jogo”, disse o atleta que também participou da tradicional foto dos capitães, ao lado dos jogadores das outras seleções.

Os ingressos para o World Rugby U20 Trophy já estão à venda no link bit.ly/torneiojuvenil e, com uma campanha voltada aos clubes de rugby, estão sendo divulgados códigos de desconto nas redes sociais para uso na compra. Também estão sendo disponibilizados combos promocionais, deixando o valor do ingresso ainda mais acessível. Para os menores de 12 anos e maiores de 60, a entrada é gratuita, bastando apresentar uma identidade com foto na entrada do estádio. Além disso, a cada ingresso vendido, a Confederação Brasileira de Rugby vai doar um ingresso para projetos sociais. A ideia com a ação é aproximar ao máximo o torneio da comunidade do rugby.

Serviço:
World Rugby U20 Trophy
Data: de 9 a 21 de julho
Local: Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP)

Programação 09/07/2019
12h Tonga x Canadá
14h Japão x Brasil
17h Quênia x Uruguai
19h Portugal x Hong Kong

Programação 13/07/2019
12h Tonga x Hong Kong
14h Japão x Uruguai
17h Portugal x Canadá
19h Quênia x Brasil

Programação 17/07/2019
12h Hong Kong x Canadá
14h Tonga x Portugal
17h Japão x Quênia
19h Uruguai x Brasil

Programação 21/07/2019
12h 4º colocado A x 4º colocado B
14h 3º colocado A x 3º colocado B
17h 2º colocado A x 2º colocado B
19h 1º colocado A x 1º colocado B

Sobre a Confederação Brasileira de Rugby e a modalidade
A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte, patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais Heineken, AccorHotels e Estácio. Conta ainda com Total, Boticário, Deloitte, Alupar, Mundi Health, Robert Walters e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gilbert, Travel Ace, Fortify e Sigvaris.

O rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, com quase 7 milhões de jogadores registrados e presente em mais de 170 países. No Brasil, são mais de 31,7 milhões de pessoas interessadas pelo esporte, dentre eles 13,7 milhões se consideram fãs, de acordo com pesquisa Ibope Repucom 2018. São mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes no País, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.

Imagem: Fotojump