World Rugby anuncia calendário de jogos para o U20 Trophy, que ocorrerá no Brasil

País recebe pela primeira vez o torneio mundial juvenil de Rugby XV, que terá sede em São José dos Campos

Os grupos e o cronograma de jogos foram confirmados para o World Rugby U20 Trophy 2019, que será realizado em São José dos Campos, São Paulo, de 9 a 21 de julho.

A 12ª edição do torneio mundial juvenil tier 2 conta com 8 times que disputarão uma vaga no U20 Championship, no qual jogam as principais equipes sub-20, que é a elite do rugby nessa categoria.

O formato da competição envolve dois grupos de quatro equipes, que competirão em três dias na fase de grupos (9, 13 e 17 de julho) antes da final, marcada para 21 de julho.

Veja aqui mais detalhes sobre os jogos, datas e horários
O campeão de 2017, o Japão, que foi rebaixado do U20 Championship no ano passado, enfrentará o Quênia, Uruguai e EUA ou Canadá no Grupo A, com o representante norte-americano sendo decidido por um play-off de dois jogos, em 4 e 8 de junho em Victoria, Canadá. Já o Brasil fará sua primeira participação no U20 Trophy e enfrentará Portugal, Hong Kong e Tonga, no Grupo B.

Todos os jogos vão ocorrer no Estádio Martins Pereira, que já acolheu várias partidas das últimas edições do Americas Rugby Championship.

O evento marca a primeira vez que o Brasil sediará uma competição global de Rugby XV da World Rugby, após o sucesso notável do torneio de Rugby Sevens nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

A competição também é plataforma de desenvolvimento para os jovens atletas, que se tornarão as estrelas do futuro em muitos dos países emergentes do rugby. Até o momento, 460 jogadores tiveram sucesso na transição, depois de atuarem no U20 Trophy, e alcançarem o status de jogador sênior.

“Os torneios por faixa de idade proporcionam uma oportunidade de desenvolvimento importante, já que a próxima geração de estrelas têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades em um ambiente competitivo. Tenho certeza que testemunharemos uma competição de rugby de alta qualidade durante o evento”, comenta o presidente do World Rugby, Sir Bill Beaumont. “O U20 Trophy é um torneio financiado pela World Rugby e, com uma população com mais de 200 milhões de pessoas, em sua maioria apaixonada por esportes, o Brasil é prioridade estratégica de investimento como parte da nossa missão de crescimento do rugby globalmente”, destaca.

O futuro do rugby no Brasil tem potencial, já que recente pesquisa da Ibope Repucom aponta mais de 16 milhões de fãs da modalidade – aqueles que estão “interessados” ou “muito interessados”, tornando o Pais o sexto maior mercado potencial de rugby do mundo.

“Com a seleção masculina, os Tupis, em 24º no ranking mundial e uma base de fãs em rápida expansão, é um momento emocionante para a modalidade no Brasil. Agradeço à Confederação Brasileira de Rugby e seus parceiros por sediar este importante evento”, acrescenta Sir Bill Beaumont.

Em campo, os Tupis subiram para o 24º lugar após uma série de resultados impressionantes no início do ano, enquanto a seleção brasileira feminina de Rugby Sevens conseguiu a classificação para o circuito mundial, onde joga a elite do rugby, com uma excelente campanha no Hong Kong Sevens Series, em abril deste ano.

As informações sobre ingressos para o U20 Trophy estarão disponíveis em breve.

Imagem: Fotojump