Giuseppe Soratto: do Morro da Fumaça para a seleção brasileira de rugby

São Paulo, 31 de outubro de 2018 – Atleta da seleção brasileira voltou à terra natal, em Santa Catarina, para divulgar esporte na região

Há dois meses o sul catarinense tem um representante na seleção brasileira de rugby: Giuseppe Soratto. O jovem de 16 anos saiu do distrito de Estação Cocal, em Morro da Fumaça (SC), para encarar São Paulo e treinar com atletas de alto rendimento. Porém, na última quinta-feira, 25 de outubro, Soratto voltou para casa para conversar com crianças e adolescentes sobre o esporte.

Giuseppe foi “descoberto” há alguns meses pelo então técnico Aldo Lima Neto, através do projeto “Viva Rugby”. Na sexta-feira, dia 26 de outubro, o atleta e o técnico passaram por escolas da região, inclusive a escola onde Giuseppe estudava quando foi encontrado, para conversar com alunos e atletas que têm interesse no rugby.

Além disso, Giuseppe também está em outra missão: trazer o projeto “Detectando Talentos” à região. Durante as visitas, eles conhecerão novos atletas que poderão também passar por processos seletivos para alcançar outros níveis na carreira.

Apesar do desafio para se adaptar a uma nova realidade, que envolve treinamentos intensos de 8 horas por dia e morar em São Paulo, Giuseppe diz estar realizado. “A adaptação foi um baque, mas já estamos em preparação para disputas inclusive internacionais. Já alcancei a seleção brasileira. Agora estou treinando para alcançar outros patamares, físicos e de desenvolvimento”, afirma Giuseppe.

Ver até onde o atleta chegou é motivo de alegria para o técnico. “É gratificante ver que encontrei Giuseppe e ele já chegou até a seleção brasileira. Tenho acompanhado o crescimento do rugby e do futebol americano em nossa região, e atualmente já treino crianças de 4 a 16 anos”, destaca Aldo.

Sobre a Brasil Rugby e o rugby
“A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte, conta com o patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais, AccorHotels, Topper, Heineken, Correios, Mercado Livre, CCR, Total, Rumo. Conta ainda com Alupar, Robert Walters e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gilbert, Travel Ace, Fortify, Bearco, Deloitte, JExperts e Workout.

O rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, com quase 7 milhões de jogadores registrados e presente em mais de 170 países. No Brasil, são mais de 3,2 milhões fãs de acordo com o Ibope Repucom, mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.”

Imagem: Divulgação