Charrua (RS) vence SPAC em São Paulo e se classifica para as quartas de final do Super 16

São Paulo, 18 de setembro de 2018 – O Charrua Rugby Clube, equipe da capital gaúcha Porto Alegre, é o oitavo e último time classificado para as quartas de final do Super 16.

Mesmo com um bom número de torcedores que foram apoiar o clube paulista em sua sede no bairro do Socorro, a equipe gaúcha venceu o SPAC, por 15 a 13, na tarde do último sábado, 15 de setembro, pela repescagem da fase de grupos e garantiu a última vaga para as quartas de final do torneio nacional que reúne os clubes da primeira divisão do rugby brasileiro. Agora, os “índios” enfrentarão o Farrapos de Bento Gonçalves na próxima fase, rival do mesmo Estado.

SPAC e Charrua fizeram um jogo muito equilibrado, desde o primeiro minuto. Na etapa inicial, apenas um try pra cada lado e vitória parcial de 7 a 5 para os paulistanos. Com muita chuva, os 40 minutos finais foram mais abertos e contaram com três viradas. Os gaúchos passaram a frente no início do segundo tempo com um try, porém, após dois penais convertidos, novamente o SPAC tomou a vantagem do placar. Restando três minutos para o fim, foi a vez do time de Porto Alegre contar com um bom chute de penal e dar números finais a partida.

Segundo colocado do Grupo D na primeira fase, o Charrua agora se junta ao Farrapos – RS, o Curitiba – PR, Desterro – SC, Pasteur – SP, Poli – SP, Jacareí e o São, ambos da região do Vale do Paraíba, interior do Estado de São Paulo, nas quartas de final do Super 16. Os confrontos que serão disputados com jogos de ida e volta, tem início no próximo sábado, dia 22 de setembro, e serão decididos no fim de semana seguinte, no dia 29 de setembro.

Sobre a Brasil Rugby e o rugby

“A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) tem o apoio do Comitê Olímpico do Brasil e do Ministério do Esporte, conta com o patrocínio máster do Bradesco e, como patrocinadores principais, AccorHotels, Topper, Heineken, Correios, Mercado Livre, CCR, Total, Rumo. Conta ainda com Alupar, Robert Walters e Cultura Inglesa como patrocinadores oficiais. Também são fornecedores e apoiadores do rugby brasileiro: Gilbert, Travel Ace, Fortify, Bearco, Deloitte, JExperts e Workout.

O rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, com quase 7 milhões de jogadores registrados e presente em mais de 170 países. No Brasil, são mais de 3,2 milhões fãs de acordo com o Ibope Repucom, mais de 300 agremiações esportivas e 60 mil atletas e praticantes, números que, somados à volta da modalidade ao programa olímpico nos Jogos do Rio 2016, fizeram a World Rugby (a federação internacional de Rugby) eleger o Brasil como prioridade estratégica de investimento.”

Imagem: Bruno Reginatti