Jacareí Rugby é campeão brasileiro de rugby pela primeira vez na história

O Jacareí Rugby é o novo campeão brasileiro de rugby XV. Jogando em campo neutro, no Estádio do Sesi, em Blumenau (SC), neste domingo (24), a equipe do Vale do Paraíba derrotou o Farrapos (RS) por 18 a 15 e levantou a taça inédita. A partida emocionante foi decidida no último lance, com o try da virada anotado por Matheus Cruz, e tinha os Jacarés perdendo o embate por larga margem até 2 minutos antes do apito final.

“Foi uma partida incrível. A gente batalhou até o fim do jogo, precisávamos de dois tries em pouquíssimos minutos. Mas chegamos lá e coroamos o trabalho do ano inteiro com esse título”, afirmou Cruz logo após a partida.

O jogo no Estádio do Sesi começou lenta, com as equipes arriscando pouco e estudando muito uma a outra. Facundo abriu o placar para o Farrapos com penal, aos 11 minutos. O Jacareí perdeu um atleta temporariamente, após cartão amarelo de Blade, mas o Farrapos não conseguiu tomar se aproveitar da vantagem numérica. Porém, com os seguidos erros do adversário, os gaúchos voltaram a pontuar e chegaram ao primeiro try do jogo com Mauri, após chute ao fundo do campo. Com a conversão, o Farrapos abriu 10 a 0 ainda no primeiro tempo. Antes do intervalo, entretanto, o time paulista tirou o zero do marcador com penal convertido por Leo.

O segundo tempo voltou com o Jacareí tomando a iniciativa, mas errando muito, e o Farrapos defendendo como uma muralha. Pelo menos em duas oportunidades a equipe chegou a metros do in goal e não conseguiu superar a defesa adversária, e somente com outro penal de Leo que os Jacarés diminuíram sua desvantagem para 10 a 6. A resposta do Farrapos veio rápido, quando a equipe gaúcha ganhou terreno com um maul em seu campo de ataque, que terminou com try de Lafa, não convertido por Facundo, que colocou o Farrapos com 15 a 6 no placar.

A 20 minutos do fim do jogo, a pressão pesou nos ombros do Jacareí, que errava muito no ataque e simplesmente não conseguia passar pela defesa do Farrapos. Nos instantes finais, entretanto, tudo mudou. Faltando 2 minutos para o fim do tempo de jogo, uma bola lançada para a direita do ataque do Jacareí chegou a Matheus Cláudio, que marcou o primeiro try (não convertido) da equipe, diminuindo a desvantagem para 4 pontos, com 15 a 11. O Farrapos vacilou na reposição de bola e chutou a oval direto para fora, entregando a posse ao adversário, comscrum no meio campo. Os Jacarés foram ao ataque e chegaram ao segundo try em questão de minutos, quando Josh encontrou Cruz livre pela ponta esquerda, para finalizar. Leo ainda converteu, fechando a conta em 18 a 15 para o Jacareí, o novo campeão brasileiro de rugby XV.

O título inédito coroa uma temporada incrível da equipe do interior de São Paulo, que foi campeã da Taça Tupi (segunda divisão) no ano passado, campeã brasileiro de rugby sevens no primeiro semestre e agora campeão de XV também.

Super 8 – Campeonato Brasileiro de Rugby XV – Final
Jacareí (SP) 18 x 15 Farrapos (RS)
Estádio do Sesi (Blumenau/SC)