Blumenau recebe final do Campeonato Brasileiro de Rugby XV

O Estádio do Sesi, em Blumenau (SC), será sede da grande final do Super 8 – Campeonato Brasileiro de Rugby XV de 2017. A partida entre Jacareí (SP) e Farrapos (RS) acontece no próximo domingo (24), às 13h, e terá transmissão ao vivo do SporTV 3.

O duelo coloca frente a frente equipes jovens, com trabalho de gestão e desenvolvimento sólido, que começam a colher os frutos na atual temporada. De um lado o Jacareí, time do Vale do Paraíba, estado de São Paulo, que teve sua primeira equipe adulta somente em 2013, foi evoluindo rapidamente e em seu segundo ano na elite nacional já chega a primeira final de Super 8. Do outro o Farrapos, equipe gaúcha que busca o título como “presente” pelo aniversário de 10 anos de fundação, que será comemorado em novembro deste ano.

Mesmo tendo apenas 4 anos de equipe adulta, o Jacareí já coleciona uma série invejável de títulos, que incluem o bicampeonato da Taça Tupi, a segunda divisão nacional (2014 e 2016). “O próximo domingo será mais um dia histórico para os Jacarés. Se antes chegar na final parecia tão longe, agora é simplesmente a nossa melhor realidade”, ressalta Júlio César Carmo Faria dos Santos, coordenador técnico e treinador do Jacareí.

“Quanto tempo leva um sonho para se realizar? Aliás, quanto tempo leva um sonho para ser construído? 1 dia? 1 ano? 10? Em 2003 isso era apenas uma sementinha, projeto desenhado na cabeça de gente sonhadora”, indaga Júlio. “Em 2006 começou a tomar forma o Jacareí Rugby. Primeiro era um projeto, depois passou a ser um time, virou então uma Associação e hoje é uma verdadeira família. Referência nacional dentro e fora de campo, onde se ensina rugby, mas você também aprende sobre respeito e disciplina, sobre valores e princípios, esportivos e sociais”.

Já o adversário de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, já é uma das referências do rugby na região Sul. Octacampeão Gaúcho de Rugby XV e Campeão da Copa do Brasil de 2010, o time conta com estrutura sólida que tornou a região um polo de desenvolvimento da modalidade. “A gestão atual do Farrapos busca trabalhar de maneira profissional, com planejamento de ações e avaliação de resultados em cada passo dado, contando com a ajuda de gestões anteriores que formam um grande conselho dentro do clube”, afirma Bruno Barreto, diretor técnico do clube, que complementa: “somos uma equipe jovem que teve um crescimento rápido, e com um trabalho sólido conseguimos conquistar a excelente estrutura que o clube usufrui hoje”.

Pela primeira vez em uma final de Super 8, o clube faz em 2017 a sua melhor temporada na história. “Estamos agora colhendo os frutos de nossa categoria de base, que investimos mais incisivamente nos últimos 5 anos”, finaliza Barreto.

Com uma equipe paulista e uma gaúcha na disputa, Blumenau foi escolhida pela Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) por ser um campo neutro e estar “na metade do caminho”. “Blumenau está no radar dos grandes eventos de rugby desde 2015, quando a cidade recebeu o amistoso Brasil e Alemanha, que encheu o estádio do Sesi e teve uma ótima receptividade da cidade e da população. Com a definição dos finalistas, optamos pela cidade por ser mais ou menos na metade do caminho, um campo neutro que oferece um estádio com toda a estrutura necessária para o grande evento que teremos domingo”, afirma Bernardo Costa Duarte, diretor de torneios da CBRu. “Também vale agradecer o Sesi, que buscou a CBRu para fazer o primeiro evento em 2015 e agora se mostrou de portas abertas para receber a final do Super 8”, finaliza.

Equipes jovens e ambiciosas, Jacareí e Farrapos farão no domingo uma final histórica, que irá coroar o trabalho e o planejamento do novo campeão brasileiro de rugby XV. O jogo, no Estádio do Sesi, terá entrada franca.

Serviço:
Final do Super 8 – Campeonato Brasileiro de Rugby XV
Jacareí (SP) x Farrapos (RS)
Data: Domingo, 24 de setembro de 2017
Horário: 13 horas
Local: Estádio do Sesi
Endereço: R. Itajaí, 3434 – Vorstadt, Blumenau – SC
Entrada: Franca
Transmissão: Ao Vivo na SporTV 3

Imagem: Adriano Matos