HISTÓRICO! BRASIL VENCE ESTADOS UNIDOS NO MAIOR TORNEIO DE RUGBY XV DAS AMÉRICAS

Barueri (SP) – Histórico e com emoção até o final. A Seleção Brasileira Masculina de Rugby XV venceu os Estados Unidos por 24 a 23, neste sábado (27), na Arena Barueri, em jogo válido pela quarta rodada do Americas Rugby Championship, o maior torneio da categoria no continente. A vitória veio no último lance da partida, em penal convertido por Moisés, para delírio do público presente.

“Única coisa que me vem à cabeça, agora, é todo o trabalho que nós temos feito. Eu preciso agradecer às pessoas, como os jogadores, que se dedicam nas Academias Top 100, o estafe… Este trabalho vem aumentando gradativamente. Temos muito a mostrar”, comenta Moisés.

“Pensei na minha família, fiquei tranquilo e converti”, completa o camisa 10 do Brasil, sobre o lance histórico neste sábado.

Esta é a primeira vitória dos Tupis na competição, além deste ter sido o duelo inaugural entre as duas equipes na história. Com isso, o time verde e amarelo encerra a série invicta dos norte-americanos. Atualmente, o Brasil aparece na 42º posição da classificação geral da World Rubgy, entidade que rege o esporte no mundo, enquanto os Estados Unidos figuram em 16º.

Os pontos brasileiros foram anotados por Moisés, Lucas Duque e Felipe Sancery. O resultado é reflexo do processo de desenvolvimento a longo prazo implantado pela Confederação Brasileira de Rubgy. A cada duelo, a equipe verde e amarela mostra evolução de aspectos técnicos, táticos e físicos.

“Não tenho nem palavras para descrever esse momento. É superação. Vencemos o time líder do campeonato. Não tenho nem palavras. Vitória histórica, neste primeiro embate contra os norte-americanos”, afirma Nick Smith, capitão do Brasil ao final do duelo.

Na próxima rodada, o Brasil se despede de Barueri e vai para São José dos Campos visando ao clássico diante da Argentina, pela última rodada do Americas Rugby Championship. Para mais informações, acesse o site oficial da Confederação Brasileira de Rugby.

O JOGO
Incentivos e muito ânimo. A torcida brasileira compareceu em bom número à Arena Barueri para a quarta rodada do Americas Rugby Championship. E a sinergia entre torcedores e time foi nítida. De maneira avassaladora, os Tupis fizeram a alegria do público logo nos primeiros minutos.

Bem postado e com as linhas coesas, o Brasil fez valer o mando de campo. Logo aos três minutos, Moisés converteu penal para colocar os Tupis em vantagem. Encurralados, os norte-americanos agrediram pouco os sul-americanos. Em grande parte da primeira etapa, a equipe verde e amarela se manteve presente no campo ofensivo.

O bom momento culminou nos belos tries de Felipe Sancery, em arrancada, e de Tanque, na força. No placar, o Brasil abriu 18 a 0 contra os atuais líderes do Americas Rugby Championship. Ao longo do primeiro tempo, os EUA foram se recuperando.

O crescimento dos norte-americanos culminou na diminuição da diferença do placar. Até então, 18 a 8. O Brasil, bem postado, conseguiu frear o ímpeto dos EUA. Nos contra-ataques, ficou bem perto de aumentar a vantagem, contudo o duelo se encaminhou ao intervalo com 10 pontos à frente para os Tupis. E a torcida não parou de cantar.

No retorno à etapa final, os Estados Unidos buscaram mais as ações ofensivas e chegaram ao try de Schirmer. O fato não abalou a Seleção Brasileira, que manteve o ritmo do primeiro tempo. Tanque, em penal, pontuou aos Tupis.

Com as duas equipes bem postadas, o jogo teve mais disputas físicas e ficou truncado no meio-campo. O Brasil, bem no scrum, soube controlar as investidas e sair com velocidade ao recuperar a bola.

Na reta final, os Estados Unidos conseguiram a virada no placar. Pela primeira vez, estiveram à frente do marcador. Faltando poucos minutos para o término do confronto, a emoção tomou conta do banco de reservas verde e amarelo e da torcida.

Nos segundos finais, o árbitro anotou um penal ao Brasil. Moisés foi para a bola e converteu com belo chute. A torcida foi ao êxtase, assim como toda a equipe nacional, que conquistou um resultado histórico neste sábado.

Imagem: João Neto/Fotojump

Serviço:
Americas Rugby Championship – 4ª rodada

Jogo: Brasil 24 x 23 Estados Unidos
Data/horário: 27 de fevereiro de 2016, às 20h (horário de Brasília)
Local: Arena Barueri (Endereço: Av. Pref. João Vila-Lobos Quero, 1001 – Jardim Belval, Barueri – SP, 06422-122)
Árbitro: Chris Assmus
Assistentes: Henrique Platais e Ricardo Sant’Anna.
Público: 4 mil torcedores.

Brasil: 1- Lucas Abud (SPAC); 2- Yan Rosetti (Cuba-ARG); 3- Wilton Rebolo (São José); 4- Lucas Piero de Moraes (Desterro); 5- Luiz Gustavo Vieira (Oyonnax-FRA); 6- Andre Arruda (Desterro); 7- João da Ros (Desterro); 8- Nicholas Smith (SPAC); 9- Lucas Duque (São José); 10- Moisés Duque (São José); 11- Laurent Bourda (Bandeirantes Saracens); 12- Martin Schaefer (SPAC); 13- Felipe Sancery (*em transição); 14- Stefano Giantorno (*em transição) e 15- Daniel Sancery (*em transição);

Reservas: 16- Daniel Danielewicz (Desterro); 17- Caique Silva (CUQ – ARG); 18- Jonatas Paulo (Bandeirantes Saracens); 19- Diego Lopez (Pasteur); 20- Gabriel Paganini (Bandeirantes Saracens); 21- Guilherme Coghetto (Desterro); 22- Johannes Beukes Cremer (Pasteur) e 23- Robert Tenório (Pasteur). Técnico: Rodolfo Ambrosio.

Estados Unidos: 1- Demecus Beach; 2-Joseph Taufete’e; 3- Olive Kilifi (capitão); 4- Brodie Orth; 5- Ben Landry; 6- James King; 7-Aladdin Schirmer; 8-David Tameilau; 9-Niku Kruger; 10-James Bird; 11-Ryan Matyas; 12-Andrew Suniula; 13-Mike Garrity, 14-Kingsley McGowan e 15- Jake Anderson.

Reservas: 16-Cameron Falcon; 17-Eric Fry; 18-Mike Sosene-Feagai; 19-Hanco Germishuys; 20-Mike Te’o; 21-JP Eloff; 22- Tim Stanfill e 23-Chad London. Técnico: John Mitchell.